Agradecimento e contando um pouco da nossa rotina com as tarefas




Pessoal, queria agradecer pelos comentários no post “Estou com dúvidas, Estou em crise, preciso de orientação. Vocês fizeram essa trimãe aqui ficar com menos uma culpa materna, vocês não sabem o bem que me fizeram, adorei o carinho com que todos os pontos de vista foram dados.




Ficou assim: na segunda e na quarta as minhas funcionárias fazem a tarefa com as crianças, é o dia que as crianças têm natação e à noite estão "quebradas", aí não dar para judiar delas, deixando-as acordadas até mais tarde para fazer tarefa comigo. Só faço conferir quando chego do trabalho para ver se está ok. Com essa revisão já ocorreu uma vez de ter que refazer uma tarefa por sido mal interpretada pela funcionárias, mas todas as outras estavam ok. Comentei com elas que quando tiverem dúvidas que deixem em branco e me avisem logo que eu chegar que tem tarefa por fazer.
Na terça, quinta e sexta quem faz a tarefa com as meninas sou eu. Vou contar como funciona: na terça e quinta peço para as cuidadoras deixarem as crianças dormirem um pouco mais pela parte da tarde, então à noite as minhas meninas não estão tão cansadas. Aí posso fazer a tarefa com elas e a tarefa de sexta-feira (elas têm natação neste dia) faço no sábado.
Tem sido um grande desafio para mim acompanhar minha meninas nas tarefas, um aprendizado de como lidar com pessoas com características/personalidades tão diferentes, pois não tenho didática para ensinar, mas faço tudo com muito gosto e amor. Outro ponto é que à noite fico sozinha com elas, até aí tudo bem, mas como entreter as duas que não estão fazendo a tarefa ? mesmo sendo a mesma tarefa não dar para colocar as três para fazer ao mesmo tempo, pois senão vira zona, ninguém faz nada.
Então estou utilizando dessas estratégias: dou brinquedo para uma, deixo a outra brincar no iPad, uso de outras estratégias como: deixo ver televisão, dou pincel para brincar no quadro branco, deixo brincar de massinha, até deixar fazer uma lanchinho eu deixo, contanto que fiquem quietas e fico acompanhando a terceira na tarefa, aí depois troco de criança: a que estava brincando vem fazer a tarefa e a que estava fazendo a tarefa vai brincar. Nesse meio tempo tenho que resolver algumas briguinhas, minhas meninas têm sérios problemas de não conseguirem brincar sozinhas, então sou chamada a cada décimo de segundo por algum motivo.
As tarefas têm levado 1 a 2 horas para serem feitas, pois nunca vem uma tarefa só e para não esquecer: são 3 crianças.
As meninas reagem assim às tarefas:
Andressa – se oferece para fazer logo a tarefa, então leio o enunciado e ela faz, dou uma orientação ou outra para não pintar fora do desenho, ajudo nas colagens ou quando tem que cortar algo, mas faz praticamente sozinha, rapidinho e principalmente bem feito.
Mariana – Tem que ser convencida a fazer a tarefa, mas depois que senta para fazer, faz direitinho mas precisa um pouco mais que eu fique ao seu lado lhe ajudando/orientando. Tem que ter jeito com a loira, pois se você falar alguma coisa que ela fique chateada, empaca. Aí para voltar a fazer tarefa haja habilidade, mas é bem caprichosa nas tarefas. É engraçado: depois que todas terminam as tarefas, elas sempre pede para olhar as tarefas das irmãs para ver se o da irmã está bonito que seu, quer sempre dar um retoque na sua tarefa.
Rafaela – essa só nossa Senhora para me ajudar. Primeiro que é uma luta fazer a menina sentar para fazer a tarefa, depois que finalmente você consegue que ela venha para a mesa fazer a tarefa, ela inventa tudo que você pode imaginar (pede para fazer a tarefa no colo, invoca com giz, diz que lápis de cor não é legal e tenho que dar outras opções até que ela se agrade com alguma, fica doente e etc). Depois que finalmente eu consigo explicar o enunciado da tarefa para ela, aí o que ela faz? Ela sempre quer fazer o oposto do que é pedido. Você entenderam o eu que disse ? a sapeca da garota entende o tem que tem ser feito, mas só de birra quer fazer o diferente, o errado, aí tem que ter muito jeito e ficar um tempão “Rafaela, não faz isso”, “isso não pode”, “vamos filha fazer a tarefa” e blá blá. Depois disso, de eu estar mentalmente destruída de tanto tentar convencer a garota a fazer a tarefa do jeito correto, ela resolve fazer a tarefa e aí faz direitinho, só que tem ser do jeito dela, ela quer fazer tudo sozinha. Ainda tem a cara de pau de quando eu pego não mão dela para lhe ensinar a cobrir ou lhe ajudo em alguma coisa, ela diz: “Vou dizer para a professora Rosa que você está fazendo minha tarefa”, posso com isso?.

Como estou fazendo as tarefa com as meninas dia sim dia não, consigo me recuperar mentalmente desta aventura que fazer a tarefa deste trio. Alguma dica para essa trimãe ? deixe no comentário. Elas serão sempre bem vidas.


Consulta das Trigêmeas com a Pediatra 3 anos e 2 meses


A consulta das meninas com a pediatra era para ser anual (isso significa que só teríamos que voltar em setembro/2014), mas desde que nós estávamos viajando as meninas, conforme post aqui , estavam no processo de gripe/virose ou o nome que você queira dar. Primeiro dei a medicação sugerida pelo Tripediatra do Sul.
Quando acabou essa medicação dei a medicação que a pediatra costuma dar normalmente, mas elas não estavam melhorando 100%. Para completar a Andressa teve episódio de dor de ouvido no dia xx. Foi impressionante, a criança dormiu aparentemente bem e quando acordou estava em prantos, desesperada, não falava nada com nada e só dizia que seu ouvido estava doendo. Como ainda estávamos de férias, imediatamente a levamos na urgência do hospital do nosso plano, só que a médica que que nos atendeu pediu para levar a menina ao pediatra da criança, aí liguei o alerta, pois normalmente eles só medicam e pronto. Achei estranho, então resolvi marcar o quanto antes a consulta das meninas com a pediatra (mesmo a pediatra das meninas sendo maravilhosa ela só atende particular, como tenho trigêmeas só vamos lá nas consultas anuais ou se o negócio for sério, pois quebra o orçamento).
Nota: Não tinha levado antes as meninas na pediatra, lógico que não foi só por causa do dinheiro não, pelo amor de Deus, mas porque quando chegamos de viagem as meninas entraram na escola, então pensei que elas estavam neste processo de não ficarem boas da gripe/virose devido estar convivendo com outras crianças, achei que por isso que estavam demorando mais para ficarem boas.
Então marquei a consulta com a pediatra em caráter de urgência e no dia seguinte (xx), logo pela manhã, fomos atendidos e quando a pediatra olhou, falou que o ouvido da minha menina estava bem inflamado. Então a doutora passou mais medicamentos para compramos para a pequena e como as outras duas estavam naquela processo de não ficarem boas 100% das gripes e viroses, resolvi marcar a consulta para as outras duas. Então sábado passado (22/02/2014) levei as três: as duas para consulta e Andressa para retorno para ver se tinha melhorado.
Graças a Deus a Andressa estava com o ouvido totalmente recuperado, já as outras duas estão tomando remédios para tratar a gripe/virose. Anjo da saúde, dá para dar uma volta lá em casa por favor ? estou precisando de uma trégua, trimãe mega cansada e com o coração destruído de ver minhas meninas por tanto tempo neste processo de não ter sua saúde 100%.
Bom, tivemos notícias ótimas: a dra. confirmou que as meninas estão com todos os índices normais, inclusive o de colesterol, que por um bom tempo esteve alterado. Mãe aqui vibrando até agora (vamos ver se estes índices sobrevivem à escola, kkk)
Abaixo peso e altura do trio mais gostoso do planeta :
Andressa: 1,02 cm e 18,60 Kg
Rafaela: 1,00 cm e 18,60 Kg
Mariana :0,99 cm e 18,90 Kg

Comentei com a pediatra sobre o acompanhamento com a alergista e outras coisinhas.

Agora estou cuidando das meninas. Elas ainda não estão boas, mas já melhoram um pouco.

A festa dos aniversariante de fevereiro

Esse mês além do aniversário da minha sogra (20/02), tem do meu esposo (25/02) e da cunhada Brena (28/02).
Então resolvemos sair no domingo para comer num lugar especial, o lugar escolhido foi a churrascaria Gaúchos (http://www.gauchoschurrascaria.com.br/). Além do churrasco maravilhoso ainda tinha pratos super bem preparados (paella, bacalhau, sushi etc.), mas o motivo que para nós contribuiu para a escolha do local é que lá tem área kids, além de que para minha surpresa o restaurante tem com fraldário bem legal, com trocador para os menores e vaso infantil para as crianças maiores. 
 
 

 Dica: Vá cedo pois mesmo pagando R$ 74,90 por rodízio/pessoa fica lotado, quando saímos tinha fila de espera enorme.

Depois que saímos de lá fomos todos para minha casa pois tinha encomendado um bolo, vocês sabem que festa sem bolo não é festa para as meninas, então comemos e conversamos muito, demos presentes e assim comemoramos os aniversariantes do jeito que mais gostamos: todos juntos.


Fiquei triste com a escola


Logo que as meninas entraram na escola, avisei que não queria que minhas filhas tomassem refrigerante, até porque até então elas nunca tinham tomado, então na primeira festa da escola mandei o lanche delas como faço normalmente, então fui informada pela escola que não era preciso mandar lanche em dias que tivesse festa, até aí ok, novamente reforcei que não queria minhas meninas tomando refrigerante e foi me dito que isso não ia ser feito.
Então na última sexta-feira teve outro aniversário na escola (sério, segundo aniversário em menos de 1 mês, assim eu abro falência, pois nessa brincadeira foram 6 presentes, pois os convites eram individuais e as três, lógico, cada uma queria entregar um presente, mas deixa esse assunto para outro post), dessa vez não mandei lanche para minhas filhas, mas quando chego em casa à noite e vou perguntar como foi na escola, como foi a festinha, a primeira coisa que as três me contaram foi que tomaram um xarope (dito pela Rafaela), a Andressa disse que tomou um negócio ruim, que era eca que nojo, Mariana comentou que tomou refligelante [refrigerante], não sei nem como essa loira sabe o que era, mas deixa isso para lá.
Juro que fiquei tão chateada, que se pudesse fazia uma confusão ali mesmo, mas enfim era sexta-feira à noite, tentei me acalmar, muitas pessoas já tinham me avisado que isso iria acontecer na escola, mas não espera que fosse tão cedo.
Na segunda-feira de manhã quando fui deixar as meninas conversei novamente com a professora do trio para confirmar se era verdade a história das meninas e para minha tristeza era. A professora comentou que não tinha outra bebida na festinha, então falei que quando for assim que desse água para o trio e falei também que quando for festinha vou mandar a garrafa com suco do trio, para que isso não se repita. Espero que dessa vez meus apelos sejam ouvidos.

Nossa, você cria seus filhos com todo cuidado para não comer certas coisas, aí vai para escola e não respeitam seu desejo de não querer que seus filhos não comam certas coisas. Vocês tiveram esse tipo de problema com a escola com relação à alimentação dos pequenos? Me contem como procederam. Conseguiram resolver? 

A homenagem a avó

No caso de casa essa avó teria mas 2 netas :)

No dia 20/02/2014 foi aniversário da minha sogra (Raimunda). Nós não comemoramos no dia, resolvemos que iríamos fazer um almoço especial no domingo, mas à noite quando estava com as meninas falei para elas que era aniversário da vovó e perguntei se elas não queriam falar com a avó. As três imediatamente gritaram dizendo que queriam.
Gente, quase choro de emoção de tão emocionante que foi a conversa delas, singela, doce, original, fofa e alegre. As meninas deram um show.
Primeiro foi Andressa, que falou que a avó tinha que ser feliz, deu parabéns e disse que depois ela ia comprar um bolo para cantar parabéns.
Em seguida falou a Mariana, que desejou um monte de coisas boas para a avó, cantou os parabéns e disse que amava muito sua avó, que era bem grande seu amor por sua avó e enquanto falava abriu os braços bem abertos, com se a avó pudesse ver (risos).
Finalmente a Rafaela falou ao telefone, disse que desejava saúde, cantou uma música inventada por ela(linda), mandou um monte de beijos.

Juro que não tive reação de gravar, na verdade as meninas falaram do meu celular (essa vai ficar aqui no blog e no nosso coração), fiquei imóvel ouvindo aquela declaração de amor pela avó, depois quando falei com minha sogra ela estava com a voz pesada, de quem está quase para chorar.

Lógico que escrevendo aqui não lembro de tudo e não vou descrever quão lindo foi a declaração feita pelo trio para sua avó, mas vale como registro para recordamos.


Minha sogra comentou que tinha sido o melhor presente que tinha ganho. Eu acho muito legal essa relação do trio com as avós.

Estou com dúvidas, Estou em crise, preciso de orientação


Ontem quando cheguei em casa e fui ver as tarefas do trio, descobri que minhas funcionárias já tinham colocado as meninas para fazer a tarefa da escola, estava toda prontinha a tarefa de casa das meninas. Adorei a iniciativa das funcionárias, mas a minha primeira reação foi não gostar disso: primeiro que acho que é função de pai/mãe fazer a tarefa do filho, segundo que gostaria de ver a evolução das minhas meninas.
Mas então escutei o argumento das minhas funcionárias, o porquê de elas adiantarem o dever das crianças, elas disseram: “a senhora trabalha o dia todo fora, chega cansada, a senhora podia só ver se estão certo os deveres das crianças e aproveitar para ficar com as meninas”.
Então fiquei em crise, fiquei com várias dúvidas no meu coração: será que é certo delegar uma coisa tão importante como auxiliar na tarefa de casa do seu filho para uma babá/funcionária/cuidadora? Será que vou dar conta de fazer as tarefas das 3 crianças sozinha à noite quando chegar do trabalho? Lembrando que como elas são muito pequenas preciso fazer a tarefa com cada uma, uma de cada vez, para dar a atenção que cada criança precisa e a orientação necessária. Será que quando eu chegar elas já não vão estar cansadas demais para fazer a tarefa?.
Preciso da opinião de vocês mães/pais que lêem estou bloguito, principalmente as mães/pais de múltiplos, o que vocês acham sobre isso? Vocês acham que dou conta de fazer as tarefas das 3 à noite?, lembrando que elas têm tarefa toda dia e que são 3 crianças de 3 anos.

Tô numa saudade

 

Hoje voltei a trabalhar e como vocês sabem, não tenho como voltar em casa na hora do almoço, só retorno para casa no final da tarde. Então depois de um mês curtindo o trio em tempo integral, nossa, bateu uma saudade no primeiro dia de trabalho (muito maior do que dos outros dias, espero que meu coração volte a se acalmar), principalmente no horário que eu ia buscar elas na escola, foi a hora que mais senti falta das minhas meninas. Bateram algumas dúvidas: Como elas estavam? Se comportaram na escola? Se comeram direitinho o lanche que enviei? Se foram para casa direitinho? Se perguntaram por nós?, pois até então éramos nós (eu e marido) que buscávamos e deixávamos o trio na escola, agora vamos deixar elas na escola e minhas funcionárias vão buscar. Senti falta de conversar com a professora das meninas depois da aula, quando ela me dava um resumo de como tinha sido o dia trio na escola, de vê-las correndo pela escola depois da aula, de ver aqueles rostos suados, mas com um sorriso largo no rosto, de ouvir delas como tinha sido seu dia na escola.
Lógico que liguei para casa, a minha funcionária me contou como tinha sido e mesmo verificando que as meninas estavam bem, ainda assim não acalmou meu coração, que está doendo de saudade.
Senti saudade de ver elas almoçando, depois indo dormir (depois que estavam dormindo ficava lá na porta olhando para elas dormindo, tão lindas – nesse momentos a gente só tem vontade de agradecer a Deus por ser tão generoso conosco), quando acordavam e quando elas tinham natação que nós íamos juntas para aula, pois elas falavam: “mãe, quelo[quero] ir contigo para a piscina”. E tinha que ficar me dividindo entre elas na piscina, pois todo mundo queria a mãe. Saía quebrada dessa disputa, mas tão feliz de estar ali com elas.
Senti falta da hora da tarefa que fazíamos depois da janta. Agora a tarefa vai ficar para quando eu chegar, espero que elas não estejam muito cansadas, a ponto de não conseguirem fazer.
Juro que senti saudade até das brigas, das chatices, das eternas disputas por atenção, tudo bem que desta parte senti pouca saudade, mas ainda assim senti saudade.
Estou com o meu coração ansioso por notícias, para ver seus rostinhos, afii.

Viajar com criança em processo de desfralde, vamos contar como foi nossa experiência


Todo mundo sabe que viajar com criança requer uma dose a mais de planejamento, uma bagagem inversamente proporcional ao tamanho da criança, uma dose extra de paciência e um jogo de cintura para fazer inveja a qualquer dançarino. Mas e quando você viaja com criança que está em processo de desfralde, o que fazer? E quando são três crianças em processo de desfralde? E as três crianças são meninas? (digo isso pois os meninos não precisam sentar no vaso para fazer a opção 1 - vamos combinar que facilita - e nesse momento inicial as meninas ainda não têm equilíbrio para fazerem sem encostar no vaso como fazemos nós mulheres adultas) #vidadeequilibrista.
Fiquei com muitas dúvidas se parava o processo de desfralde durante a viajem e colocava as meninas de fraldas o tempo todo, se continuava e como faria, se colocava a fralda só à noite. Por isso resolvi compartilhar minha experiência e quem sabe possa ajudar outras pessoas.
Eu resolvi que ia não ia parar o processo de desfralde das meninas, então a primeira coisa foi montar o kit desfralde para viagem, que nos acompanhou na nossa última viagem em todos os momentos:
  1. o assento de elevação,
  2. lenço umedecido,
  3. calcinhas extras,
  4. fralda de pano (pode ser uma toalhinha),
  5. sabonete (usei aqueles que são dados no hotel, por ser bem pequeno kkk, mas vc pode usar o que a criança está acostumada a usar),
  6. lenço de papel,
  7. álcool em gel (para higienizar alguns banheiros, de leve, graças a Deus a maioria que fui era bem direitinho) e lógico,
  8. roupas extras para as crianças
  9. um saco plástico (para colocar a roupa suja).

Lógico que devido à minha decisão de continuar o processo do desfralde do trio na viagem, conheci todos os banheiros de onde fomos kkk (isto inclui banheiro de restaurante, banheiro de shopping e banheiros públicos), com isso os passeios eram mais demorados.
Fazíamos assim: antes de sair colocávamos as meninas para fazer xixi no hotel e saíamos com o kit mencionado acima. Quando chegávamos em qualquer lugar já procurávamos saber onde tinha banheiro e já levávamos as crianças lá e dependo do tempo em que ficávamos no lugar, levávamos as meninas antes de sair novamente.
Isso não impedia de você levar as meninas no banheiro, quando você colocava as meninas na rua e elas dizerem que queriam fazer xixi ou cocô ou quando você levava as meninas no banheiro, quando chegava na rua elas faziam na roupa (coisa que elas não faziam mais em nossa cidade), aí vc tinha que lavar e trocar a criança.
Para completar a cena que parecia às vezes teste de resistência psicológica, pois haja paciência para tantas idas ao banheiro, Mariana ficou com dor de barriga de tanto comer chocolate. Ainda bem que já eram os últimos dias de viagem, fralda na loira (consequência: voltou com alergia da fralda, não estava mais a costumada a ficar tanto tempo de fralda).
Aconteceu algumas vezes de elas querem fazer xixi no meio da estrada, aí bem é colocar a criança do lado do carro, você virar tipo uma barreira e a criança se aliviar ali mesmo, paciência.
A única coisa que não tive coragem foi deixar as meninas sem fraldas à noite para dormir, pois como os nossos horários eram bem malucos, não dava para colocar elas para fazerem xixi antes de dormir o suficiente para amanhecerem sequinhas, então fraldas nas meninas para dormir. A Andressa, que está completamente desfraldada (dia e à noite ficava meio chateada na hora de colocar a fralda e sempre acordava com a fralda sequinha), mas na dúvida fralda nela também.
Mas quero dizer que sobrevivemos, que é possível viajar com crianças em processo de desfralde, como vocês podem ver nos relatos dos posts abaixo, que nos divertimos muito, que conhecemos vários locais.
Bom pessoal, espero que vocês gostem das nossas dicas.

Post relacionados

Conquistas do Trio depois que entraram na escola

As meninas estão aceitando bem ir para a escola, às vezes ocorre uma tolice para não ir (temos que acordá-las cedo), mas nada que não consigamos resolver e depois que estão lá, adoram.
Na verdade estão entrando noutro nível, ficam tristes quando digo que no outro dia não tem escola, às vezes até choram, vai entender (choram para ir, choram porque não vão, o lance é chorar, está difícil). Querem fazer tarefa mesmo quando já fizeram a tarefa enviada pela escola. Isso aconteceu no sábado. Elas tinham feito as tarefas do final de semana na sexta, então no sábado elas queriam fazer tarefa novamente. Tive que pegar lápis de cor, giz de cera e caderno de pintura para dar a elas, lógico como mãe ficou bem  feliz com essas atitudes do trio

As três têm cantado cada música  que aprenderam na escola, é muito fofo de ouvir.
Além dessas alegrias citadas acima, tem umas alegrias que cada criança tem conseguindo individualmente.
Com menos de um mês do trio na escola, já estamos tendo alguns avanços.
Ver minha filha Andressa com 3 anos, escreveu a letra da inicial do seu nome, sozinha. Foi emocionante, foi lindo, foi mágico.

Ver a Rafaela chegar de uma aula de inglês e dizer "Good morning", lógico que do jeitinho dela, mas que a gente consegue entender qual é a palavra, legal que ela sabe o que significa, não só repete.
Mariana - falando two, melhorou sua coordenação (antes ela não conseguia pintar dentro dos parâmetros estabelecidos e agora já pinta cada vez menos fora), antes não desenhava nada e agora já faz uns bonecos magrelos, algumas formas, muito bom isso.
Então é isso pessoas, essas pequenas felicidades que tem alegrado meu dia.

Ana, Guto e o Gato Dançarino - Recomendação de Livro Infantil

A indicação de hoje é uma homenagem às mães/pais que reciclam, como a Genis, do blog  Reciclando com a Mamãe , Thayna, do blog  Alycia e Isabella no dia-a-dia, Andrea, do blog COISAS DA LARA,  Gélia, do blog Eυ qυє ƒiʑ... συ qυαsє issσ! e Cris, do Inventando com a mamãe. Desculpem se esqueci alguma mãe/pai que faz esse trabalho de reciclagem, sintam-se todos homenageados (as).
O livro que vou indicar hoje é Ana, Guto e o Gato Dançarino, do autor Stephen Michael King, Ed. Brinque book.
Esse livro conta a história de uma moça chamada Ana, que tem um talento incrível para transformar as coisas que não são mais usadas em coisas lindas. Ela podia transformar qualquer coisa em algo diferente, só que desta forma ela não é aceita na cidade onde morava, cujas pessoas só gostavam de coisas comuns. Então Ana passava os dias fazendo sapatos comuns pretos e marrons, isso tornava ela uma pessoa muito triste e sempre sonhava que ia ter coragem para mudar, para fazer as coisas diferentes que lhe davam prazer, mas ficava só na vontade.
Até que um dia chegam na cidade Guto e Gato Dançarino e em troca de sapatos eles começam a dar aula de dança para Ana. Então através da música e com os novos amigos, Ana tem coragem de fazer as coisas que gosta, então abre uma lojinha, aí quando as pessoas começam a vir do mundo todo para ver as coisas que Ana faz, as pessoas da cidade de Ana começam a parar para olhar o que ela faz também e o mais legal: começam a curtir também as invenções de Ana.
O que eu gostei deste livro ? tudo: as imagens são lindas e delicadas, a história bem escrita, a lição que é dada de que não devemos desistir de  buscar os nossos sonhos, outra lição aprendida é que não podemos fazer as coisas somente para agradar as pessoas se não somos felizes com aquilo.
O autor comenta: “Neste livro o autor celebra a alegria de sermos autênticos e libertarmos a imaginação”.







E aí pessoal, o que acharam da história?

Post relacionados