Não mexa no meu cofrinho





Estávamos tendo um domingo típico Manauara, que é ir ao shopping aos domingos. Então em um certo momento paramos numa panificadora para comprarmos umas coisas que as meninas adoram: polvilho, "palitinhos", entre outras coisas. Como praticamente as compras eram para as meninas, o pai André brincou, dizendo: "vou pegar o dinheiro do cofrinho de vocês para pagar a conta". Minha nossa, para que ele disse isso ?
A primeira que pulou foi a Mariana e a mesma mencionou "que no cofrinho dela não podia mexer".
Então perguntamos: "mas Mariana, por que não podemos mexer no seu cofrinho? ".
Mariana: "Porque senão vai diminuir meu dinheiro e vai ficar bem pouquinho."
Não nos aguentamos e caímos na gargalhada.
O pai querendo ver a reação das outras perguntou se ele podia mexer no cofrinhos delas. Então a Andressa disse: "pai, o senhor tem que colocar dinheiro no meu cofrinho e não tirar" e Rafaela disse: "O senhor que paga a conta, nós somos crianças".
O mais engraçado foi as três unidas para brigar com o pai, na verdade estavam brigando para preservar seus cofrinhos.
Fiquei pensando: meu Deus, como crianças tão pequenas têm este pensando que se tirar do cofre, elas vão ter menos dinheiro, que cofrinho é só para engordar e não fazer saques, acho que estou fazendo um bom trabalho ao introduzir educação financeira para essas pequenas :), mas ao mesmo tempo deu um medinho :). Desde que introduzirmos o cofrinho as meninas nunca fizeram um saque deles e acho que já estamos no terceiro mês. E agora troco de feira e moedas não podem dar sopa que elas já querem colocar no cofrinho.
Fiquei feliz pelo pensamento delas e que Deus preserve esse espírito de poupadoras nelas, que não mexam na poupança para coisas supérfluas, mas desejo que elas saibam na hora certa que as vezes é necessários fazer  saques para cuidar de quem amamos e nesse caso não tem problemas retirar o dinheiro.

Minha Andressa está usando óculos


As meninas fazem acompanhamento oftalmológico desde recém nascidas, no caso delas devido à prematuridade. Logo que nasceram era  Mariana quem mais nos preocupava, pois ela tinha Retinopatia da prematuridade, conforme postado aqui, depois tivemos alta conforme postei  aqui. Depois disso ficamos fazendo somente o acompanhamento anual.
Bem, nas férias das meninas resolvi que deveria levá-las ao oftalmologista para consulta de rotina, mas dessa vez a menina que estava me preocupando era a Andressa, instinto de mãe é algo que deveria ser respeitado ;). Mesmo sem Andressa nunca ter reclamado de dor de cabeça ou que não enxergava algo, algo me dizia que ela não estava bem. Primeiro notei que ao fazer as tarefas ela ficava bem próximo do caderno, depois prestei atenção que ela assistia à TV muito próxima, que gostava de ver no tablet ou celular sempre muito próximo. Pronto!!! Foi ligado o sinal de alerta desta mãe aqui.
Infelizmente minhas suspeitas estavam certas. Quando fomos ao oftalmologista ele diagnosticou que minha menina precisava de óculos, que o grau era alto, que foi uma sorte eu ter percebido tão cedo, pois o que acontece normalmente é que as mães só são vão perceber quando a criança vai para a alfabetização, pois a criança fica com dificuldade de aprender, aí vai se procurar uma causa da falta de aprendizado e uma das causa mais frequente é a dificuldade de enxergar.
Depois disso levamos Andressa na ótica e ela mesma escolheu seus óculos. Juro que tentei mostrar os cor de rosa, os mais "afrescalhados", mas ela nem me deu bola, disse que queria o óculos azul, que era uma das suas cores preferidas - a outra cor preferida é o amarelo. Ela ficou linda do mesmo jeito, mas minha filha ficou com uma carinha de mocinha.
Quando mencionei na escola que a Andressa precisaria utilizar óculos até a professora das meninas disse que não tinha reparado em sua dificuldade, pois ela é uma garotinha muito inteligente. Então eu disse: “professora, a senhora nunca tinha reparado que a Andressa fazia a tarefa bem perto do caderno ?”. Ela comentou que pensou que era "marmota" de criança, que só depois da nossa conversa é que ela se deu conta de que Andressa estava com problema de vista.
A Andressa reclama quando colocamos seus óculos, mas usa assim mesmo. Na verdade ela nunca se lembra de colocá-los, mas se a lembramos, ela aceita e os usa.
Coloquei esse post para todos ficarmos sempre alertas às nossas crianças, pois quanta dificuldade elas passam até nós notarmos que há algo de errado com elas.

Momento Pérola


Pessoal, é impressionante como minha vida deu uma virada. Como contei em outro post, voltei a estudar, por isso vocês vão me ver pouco nesse cantinho que adoro. Juro que pensei até em fechar o blog, por pura falta de tempo, mas tenho medo de esquecer momentos tão preciosos que vivo com minhas meninas. Por isso sempre que for possível vou aparecer por aqui :).
Como não estou trabalhando fora e, vou dizer, trabalhar em casa é infinitamente mais cansativo, pois não acaba nunca: leva as meninas para médicos para ver se está tudo bem, fazer feira/supermercado, pega meninas e leva meninas entre outras milhares de coisas, ufaa.
Mas lógico que tudo tem o lado positivo e para mim o melhor de todos é que estou mais próxima das minhas meninas, participando mais de suas vidinhas, vou confessar: estou adorando :).
Voltando ao assunto do post, digo que tudo que Deus faz tem seu propósito. Fui demitida e juro fiquei bem mal, mas depois me levantei e agora estou cheia de vida, cheias de sonhos, vendo um futuro melhor para mim, para minhas meninas e para minha família e vejo que isso está mais próximo a cada dia, sei que a caminhada é árdua para me tornar uma funcionária pública, mas com a ajuda de Nossa Senhora e seu filho Jesus tenho certeza que tudo dará certo e como sempre minha família tem me dado um apoio fora do normal. Meu marido me incentivando sempre e a cada instante nessa nova empreitada, às vezes vai me pegar no cursinho, pois ele acha menos perigoso do que eu vir dirigindo sozinha 22:00 horas da noite; minha mãe sempre que tenho aulas à noite ou final de semana  fica em casa com as meninas, minhas secretárias que cuidam das meninas quando tenho aula durante o dia, às vezes recruto cunhada/irmã para dar uma olhada nas crianças enquanto estou estudando, o restante da família também tem dado muito  apoio também  e lógico que minhas meninas não poderiam ficar de fora dessa. à noite ou às vezes quando estamos na escola das crianças próximo à gruta de Nossa Senhora elas começam a rezar pelos meus estudos, já disseram várias vezes, então vou fazer um mix das coisas fofas que esses presentes de Deus já disseram
"Mamãe, vou  rezar para a mãezinha do céu para a senhora passar num pompuso [concurso] bem legal, bem lindo, bem cheio de coração eu te amo"
Como não se encher de alegria com sentimentos tão puros ? juro que já enchi de beijos, abraços, já apertei muitos esse tesouros. Como não se apaixonar ainda mais por essas meninas ?
Com isso deixo a mensagem: cuidem das suas famílias, das suas crianças, elas são o que temos de mais precioso.

Uma excelente semana a todos