Blogagem Coletiva - Mamãe tá de olho na alimentação infantil


Hoje estou participando da blogagem Coletiva “Alimentação saudável”, sugerida pela Nádia do blog A SÓS Mamãe Nádia. 
Como minhas meninas foram muito planejadas, desejadas, sempre dizia que quando estivesse grávida minha alimentação seria voltada para trazer o melhor para minhas filhas. Assim foi feito, até porque quando eu descobri que esperava trigêmeas e que minha gravidez era de alto risco (pois eu não podia engordar só as meninas), alimentação virou um prioridade. A primeira coisa a ser cortada foram os doces, o que vou dizer para vocês que pensei que seria mais difícil pois chocolate é um dos meus prazeres, mas minha vontade de oferecer o melhor para minhas filhas desde a minha gravidez me ajudou e muito, pois não sentia vontade nenhuma de comer “porcaria” na gravidez. Para mim, doce só de fruta. Comi a maior variedade que pude. Com relação às gorduras, digo para todos que minhas filhas me ajudaram e muito nesse ponto, pois enjoei todo tipo de fritura. Pão-de-queijo só de olhar já estava enjoada e se comesse colocava tudo para fora. Com relação às verduras elas não são meu forte, mas durante a gravidez comi todos os tipos verduras/legumes, algumas(ns) que até hoje não sei o nome rsrsrsrsrsrsrs.
Outra coisa que não me lembro a data ao certo, mas aos 3 ou 4 meses fui à nutricionista da empresa, que me recomendou comer um mix (amendoim sem sal, castanha de caju sem sal, castanha do Pará (agora chamada castanha do Brasil), uva passa, ameixa desidratada, damasco desidratado, e outras coisas que não lembro), pois dizem que mulher grávida tem fome. No meu caso eu vivia nesse estado. Como não podia engordar e não queria dar besteira para as meninas, tinha que comer alguma coisa que nutrisse as crianças e que não me engordasse, mas matasse aquela fome desesperadora que eu sentia. Nossa, como esse mix foi tudo !
Então minhas nasceram super saudáveis, avaliadas com semanas a mais do que realmente tinham nascido, uma vitória pois só ficaram na UTI para apreender a mamar.
Nos primeiros meses foi só leite do peito e leite industrializado pois não tinha leite suficiente para as três. Mesmo com todos os esforços meu e do marido, que vinha me ordenhando para tirar mais leite, ainda consegui amamentar até 3 meses e meio.
Ao 4 meses as meninas começaram a tomar suco e dei todos que foram liberados para elas, só que sem açúcar. Quando tinha uma fruta mais azeda (tipo acerola), misturava com alguma fruta doce, por exemplo o mamão.
Aos 6 meses as meninas foram liberadas para comer comidas e novamente tive a preocupação de não inserir sal na alimentação delas, então pesquisei ervas que pudessem dar sabor aos alimentos sem que tivesse a necessidade de usar sal.
Arroz sempre utilizei integral/7 grãos, com o tempo descobrindo que bem temperado ele fica até com um gostinho bom. As meninas só comem em casa desse tipo. Macarrão os que acho integral elas usam, mas alguns tipos só acho normais e então elas usam também, lógico que não sou paranoica, então na rua quase tudo é liberado.
Minhas meninas não tomaram Mucilon, pois a doutora disse que aquilo só servia para engordar a criança, então colocava flocos de aveia nas vitaminadas, às vezes Neston, às vezes farinha láctea (mas as meninas gostavam mesmo só a fruta com leite) e novamente não utilizava açúcar.
Como as crianças foram acostumadas desde pequenas elas não acham estranho, pelo contrário. Quando eu inseri o sal e açúcar pela primeira vez elas já tinham 1 ano e 6 meses e no início elas nem queriam comer a comida e nem tomar os sucos, até hoje elas não são muito fãs de nada doce e a comida tem que ter pouco sal (a comida delas lembra às vezes uma comida de pessoas que têm hirpertensão).
Como sou louca por chocolate resolvi mostrar para elas o chocolate amargo, elas amam. Já tentei dar chocolate ao leite e dependendo do tipo, se ele for muito doce, elas não comem. A que melhor como doce e Rafaela, que é a segunda “Abelha” da casa, lógico que primeira sou eu.
Graça a Deus as meninas nunca tomaram refrigerante, nem Todinho e suco de caixinha só orgânico.
Bom agora eu vou explicar porque dessa preocupação com a alimentação das minhas filhas. Eu e meu maridos somos pessoas gordas e sabemos como é difícil nos alimentar de forma saudável depois de adultos, pois fomos acostumados a comer errado. Então queria que minhas filhas fossem alimentadas desde cedo de uma forma saudável para que elas não passassem pelo que eu e pai passamos com excesso de peso.

Obs.: Meninas desculpe pelo post enorme, mas queria de compartilhar minha experiência com relação à alimentação das meninas desde da gravidez até os dias atuais.

11 Amamos seus comentários:

  1. Oi querida, antes tinha acessado o link que vc me enviou mas não conseguia entrar aqui no seu blog! Dava que o blog não existia!
    Agora consegui ler seu post e amei...que experiência incrível você tem com suas trigêmeas...Aprendi muito aqui contigo!
    Adorei a sua participação na BC, muito obrigada por sua contribuição. Ler seu post me fez ter ainda mais vontade em continuar essa busca por uma vida saudável. É muito bom quando percebemos que não estamos sozinhas neste barco!
    Beijos e obrigada pela participação!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Desirée!
    Achei seu blog justamente através da BC!!!

    Trigêmeas, hein?! UAU!!!
    Estou admirada com toda sua força de vontade e esforço com a alimentação das meninas!!!

    Eu fiz igual você na gravidez: assim que descobri que estava grávida, mudei toda a minha alimentação!!

    Mas ainda tenho coisas a melhorar.. rs

    Estou te seguindo e parabéns pelas princesas!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nália foi um prazer participar do BC sugerido por vc, estou apreendendo e muito com as outras participantes.
    As menina fazem atividade física natação mas eu e pai precisamos inserir isso na nossa vida.

    Bjs Desiré

    ResponderExcluir
  4. Oi Brena,

    Eu tenho muito o que melhorar, tenho que dar melhores exemplos para as meninas (pois essa história de faça o que falo, mas não faço o que faço, acho que não está com nada), pois cuido muito da alimentação das meninas mas a minha e do maridão precisa tá devagar.

    Bjs Desirée

    ResponderExcluir
  5. oi Desirre que legal vc tem tri, parabéns, sabe quando engravidei da Julia chegue a cogitar e hipótese de fazer um tratamento para ter gêmeos, mas a médica alertou que poderia vir tri, qua! então desisti por medo e deixei que Deus mandasse a quantidade certa de filhos para mim rsrs.
    Tb acho que Mucilon só serve para engordar! se a minha filha aceita bem leite para quê vou dar Mucilon!

    Tb amamentei o quanto pude so peito até o terceiro mês no quarto eu ja dava leite, pq voltei a trabalhar e mamou até o 6ºmês, depois o leite secou e ela ja tomava suquinho, papinha etc etal.

    tb estou participando

    Bjs

    Gélia
    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2013/02/alimentacao-infantil-e-dicas-de.html#comment-form

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela trigêmeas e sei que não é fácil cuidar das pequenas. Gostei muito da Bc e estou te esperando para dar sua opinião na minha na no meu blog.
    Bju

    ResponderExcluir
  7. Oiiii!

    Olha só, na gravidez também comi tão direitinho, rs. A gente devia continuar né?

    Gostei muito da ideia do chocolate meio amargo.

    Não deve ser fácil cuidar da alimentação de três (da mesma idade) ao mesmo tempo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que desafio - cuidar de três! Muito legal! Ah, e as castanhas sem sal - como sempre. É ótimo, a vida toda...! Marion, do blog Criações em família & cia.

    ResponderExcluir
  9. Andréia

    Conversando com meu esposo sobre essa bc, resolvi que vou voltar a me alimentar como me alimentava na gravidez, já passei no empório para comprar as oleoginosas e hoje comecei a aumentar a quantindade de salada do prato, espero que Deus me ajude a continuar

    Bjs Desirée

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
    Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho no consumismo". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
    Um beijo!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi mamãe! Vejo que nossas dificuldades são parecidas, mas o melhor de tudo é saber que não estamos sozinhas nessa luta. Espero em breve poder postar os resultados positivos obtidos a partir dessa reflexão.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa