Quando você morre de orgulho e vergonha ao mesmo tempo

Vocês sabem que adoro ler para as meninas, fico muito feliz pois elas adoram ganhar livros. De vez em quando chegam livros pelo correios e as meninas fazem aquela festa quando os são livros para elas. Qual mãe e pai não morreriam de orgulho disso ? eu fico babando. Sempre  tirei uma parte do meu salário para investir em livros e agora que não estou trabalhando fora, o pai sempre que pode compra livros para as meninas.

Às vezes ligo o ar condicionado e a luz do quarto delas e as deixo com vários livros para elas interagirem. Pronto, ficam uns bons minutos quietinhas contando histórias umas para as outras ou olhando as figuras, folheado as páginas. Eu fico babando, lógico. Normalmente acaba em confusão pois duas meninas querem o mesmo livro ou uma não quer escutar a história da outra. Aí a mãe entra em cena e tudo fica tranquilo novamente.

Elas adoram o momento da leitura antes de dormir e vou confessar: eu também :) .

Aos domingos sempre tem na livraria Saraiva do Shopping do Manauara um rapaz muito bom que fica contando histórias, tocando músicas, as meninas adoram esse momento. Sempre que podemos comparecemos, às vezes só vamos ao shopping neste momento, normalmente saímos de lá com a biblioteca das meninas renovada.

Pois no último domingo fizemos o nosso passeio tradicional à livraria, as meninas participaram da roda de leitura e música, mas na hora de ir embora a Mariana fez um espetáculo, pois neste dia resolvi que não ia comprar livro algum para elas. Só que quando acabou a apresentação Mariana questionou  que queria livros novos, então conversei com ela que dessa vez  papai e mamãe não iam comprar livros novos, pois tínhamos participado há 2 semana atrás de uma feira livros onde elas ganharam vários livros do pai, das avós Raimunda e Tilde e na semana seguinte tínhamos comprado vários livros nesta mesma livraria na hora da apresentação, mas não teve discurso que convencesse a loira, queria por queria levar livros novos para casa, foi até engraçado pois ela  ficou olhando as prateleiras em busca de algo para levar, escolheu um só pela capa e disse que queria o livro.

Meu marido até se ofereceu para comprar livros para elas, mas eu falei para ele que não podíamos comprar só porque a pequena estava dando chilique. Que uma coisa era nós decidirmos que íamos levar e outra comprar por pressão. Juro fiquei até surpresa pois não é comum minhas meninas fazerem isso na rua, pelo contrário. Normalmente se comportam muito bem, pedem, mas se digo que não vamos levar, elas aceitam na boa.

Todo mundo ficou me olhando na loja, fiquei morrendo vergonha e todo mundo: “nossa, que bonitinho ela chorando porque queria um livro novo”. Devem ter pensado: “como essa mãe se nega a levar o livro para pequena?”.

Sabe pessoal, não comprei o livro não por causa do valor, pois dava para comprar, mas achei que podia ensinar um lição para as meninas, ensinando que não podemos comprar tudo que vemos pela frente, mesmo que aquilo que queremos comprar seja uma coisa muito legal.

E vocês, o que fariam no meu lugar ? Dariam um presente ao pequeno ?  Vocês acham que agi certo ?

As minhas meninas estão vestidas de princesas :)


Mariana

Rafaela
 
Andressa, pensa num olhar de atenção a história contada


Todos juntos com o contador de histórias




9 Amamos seus comentários:

  1. Eu acho que faz parte da criação deles dizer um 'não'. Uma vez a Arianne fez um chilique só para a gente comprar um pacotinho com umas balinhas horríveis, rs. Temos que falar uns nãos as vezes, é necessário!!!
    Mil Beijosssss
    http://mundinho-de-arianne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você agiu certíssima. Em casa sempre que saímos para passeios marido e eu meio que já combinamos o que será ou não gasto. João está numa fase que tudo que ele vê ele quer e as coisas não podem ser assim, e eles tem que aprender isso desde cedo. João também gosta muito de livros, desde bebe, agora se interessa mais pelos de dinossauros, e os contos clássicos João e Maria, Cachinhos Dourados, Rapunzel, Patinho Feio, etc. Ana Júlia não liga muito, mais sempre insisto em mostrar os livrinhos pra ela, em ler pra ela, João também conta histórias pra ela e aos poucos ela tem se interessado mais. Bjs, Lu
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Desirée, não tem nem discussão! Ao meu ver você agiu certíssimo. Com amor e firmeza. Você foi forte não cedendo aos caprichos de Mariana. Pois elas, não tem noção de certas coisas. Criança muitas vezes quer ganhar na birra mesmo e se ganha sabe que toda vez que fizerem assim, terão o que pedirem.

    É dessa forma, com firmeza, sabedoria e amor que crescerão crianças que entenderão o limite de tudo, pois claro, não queremos o contrário não é mesmo?

    Gente para olhar e julgar sempre existirá. Ninguém sabe que elas ja ganharam livros e claro, quem não sabe acho que deveriam ganhar. É tapar os olhos e ouvidos à terceiros.

    Uma coisa que faço muito e que já deu certo muitas vezes, é combinar com Maria antes de sair de casa.
    Ex.: Se vamos a rua e ela vê banquinha de revista já quer Gibi. Combino antes
    - hoje vamos em tal lugar mas mamãe não vai comprar gibis. Entendeu minha filha? Ela concorda e na maioria das vezes aceita...

    Hoje, apesar ainda de fazer suas pirraças, Maria tem mais entendimento e aceitação, mesmo não combinando antes. Mas na idade das suas meninas, é muito importante o combinado.
    Na hora se recuarem a mamãe pode dizer:
    - lembra do nosso combinado? E se insistirem, seja firme, diga não e em casa você pode reforçar .
    - Se não souberem cumprir o combinado, ficaremos um tempo sem ir a tal lugar...

    Não diga que nunca mais vai, mas diga um tempo. Pois você sabe que bem pode voltar la.

    Acho que funcionaria Desirée.. São dicas viu? Cada familia aplica o que melhor lhe convier...

    Parabéns por sua firmeza e amor! O caminho - pra mim - é esse mesmo.. Um beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresinha normalmente converso com as meninas antes de sair, mas desta vez só acertei com o pai, talvez tenha sido isso. Vou me policiar para sempre envolver as meninas nas nossa decisões

      Tri-beijos Desirée
      http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Nem toda hora é perfeito né Desirée! Mas são fases.. e todas elas passam! Beijos grandes

      Excluir
  4. Desireé/Andreé (criei um logo para vocês hehe): dizer não as vezes é necessário. :) Faz parte do crescimento, da espera, do anseio. Fique tranquila.bjs aos 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda para pro meu e-mail o logo que vc fez Jorge, estou curiosa para ver.

      Tri-beijos Desirée
      http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Conheço bem esta situação, quando não vamos comprar nenhum livro em determinado dia, Milena pega o primeiro que vê na frente e diz que quer exatamente este (pego aos cinco segundos do último tempo kkkkkkkkkk). Mas é assim mesmo, entre alguns "sim" e alguns "não" rsrs
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. amiga acho que você agiu certo sim
    não pode ser feita a vontade de uma criança
    dessa maneira, parabéns pelo punho forte nesse momento
    tão delicado
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa