Como é difícil dizer tchau

Desde dos 5 meses das minha meninas retornei ao trabalho. Quando as meninas eram menores as deixava com as babás e ia pro meu trabalho, sempre ligando e deixando as coisas que teriam que ser feitas, mas elas ficavam dormindo, brincando, davam até tchau, jogavam beijos, faziam coração dizendo “que me amava muito muito muito” e eu respondia jogando muitos beijos e dizendo que lhe amava muito muito, mas conforme minha meninas vão crescendo, sair para trabalhar está se tornando mais difícil, doloroso, mais cheio de remorsos.
Primeiro me parte o coração deixar os amores da minha vida com carinha de triste ou então chorando. Já tentei várias coisas como dizer que a mamãe vai trabalhar e volta mais tarde (aí elas choram mesmo, de dar dó), já disse que mamãe precisa trabalhar para ganhar dinheiro para comprar presentes para elas (eu sei que é horrível, mas também não resolveu), já saí escondida mas quando elas sentem minha falta ficam tristezinhas...as funcionárias que cuidam das meninas dizem que logo passa a manha, mas eu fico com o coração partido o resto do dia.
Segundo vem o remorso: será que estou fazendo a coisa certa de deixar minhas filhas tão pequenas, ir para um trabalho ? Depois vejo que é necessário a minha saída, que as meninas vão ficar bem, tanto que ligo depois e agora elas atendem todas felizes (só que elas não querem dar o tel para os adultos, ai ficam falando (aô [Alô], falando os nomes da s irmãs, beijo, tau [tchau] etc., se deixar ficam falando sem parar, ai André se prepara para a conta de telefone no futuro).
Algumas pessoas já me disseram que quando elas forem para a escola, vão ficar mais independentes e não vão fazer tanta cena, mas eu fico pensando: como será a adaptação delas na escola, pois se elas choram para ficar com as funcionárias que tomam conta delas desde do início, imagina com pessoas estranhas ?
Quando as babás vão embora as meninas dão tchau, jogam beijos, levam até o elevador. Na verdade às vezes elas até empurram as babás até o elevador, todas contentes.
Vou confessar um outro sentimento que passa no meu coração, por favor não me achem muito egoísta, no fundo ficou feliz pois vejo que mesmo o pouco tempo que passamos com as meninas, elas sabem que nós as amamos, que esse tempo é de qualidade e sabem principalmente que somos os pais delas.
E vocês queridas mamães, o que fazem para seus bebês não chorarem com sua saída? Você tem alguma dica para essa trimãe de coração partido.


6 Amamos seus comentários:

  1. Desirée, lá em casa é quase assim, Vitória me dá tchau na maioria das vezes e Heitor nem olha na minha cara, Cecília chora todos os dias, tanto de manhã cedo quanto na hora do almoço, digo que vou trabalhar e volto logo, mais não tem jeito, aí tem dias que os 3 choram, tem dias que Heitor chora, outros Vitória sai correndo atrás de mim... e por aí vai!

    ResponderExcluir
  2. Ai até hoje eu ainda não conseguir voltar a trabalhar... somos muito apegados e sei que ainda não e o momento.

    Boa sorte para vcs... beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo texto e verdadeiro... eu sei como é, JM tb foi pra creche com 5 meses e eu nem dava tchau, só chorava... qdo vi que ele foi ficando ótimo, fiquei tranquila.
    Bjus amiga, respondi seu comentário lá no blog ta?
    Genis

    ResponderExcluir
  4. Oi Desirée,
    adorei o "Top Comentaristas"!!! Obrigada por compartilhar os momentos do trio conosco, adoro entrar aqui e o melhor é a troca de experiências na maternidade...sempre estarei acompanhando!
    Quanto ao seu post, super entendo o que vc deve estar sentindo e recentemente tomei a decisão de retornar, até tinha falado pra vc pessoalmente. É claro que cada família, principalmente nós, mães, sabemos das nossas necessidades, e por aqui, neste momento, vi que futuramente poderia retomar a carreira.
    O que é bom é que vc explica a elas o motivo da saída para o trabalho e quando vcs estão com elas, priorizam o tempo e com qualidade!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, tamu junto nessa luta, eu já me questionei várias vezes sobre a importancia do trabalho em minha vida, no balanço geral me faz bem, mas sempre bate aquela culpa ao sair de casa. Eu tive a sorte dos meninos nao chorarem, quando mudamos pra casa nova eles íam na janela da garagem dar tchauzinho era muito fofo e me deixava ir tranquila. Mas de umas semanas pra cá eles andaram chorando, pq trocamos de babá e isso mexeu muito com eles, mas agora já estamos com outra que tem uma aurea super boa e já não tem chorado mais. =)

    Acho que com o tempo elas vão se acostumar sim, talvez seja somente manha, mas é como vc falou o mais importante é qualidade invés de quantidade!

    bjs!

    Ju

    ResponderExcluir
  6. Acho que o Tchau do dia a dia sempre é complicado. Mas com certeza é pior quando são pequenos. Quando ficam maiores o que facilita é a questão da escola.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa