Transporte seguro de bebês e crianças em viagens de avião

Ao ler a reportagem no Portal do Pediatra  sobre segurança de crianças e bebês em viagens de avião me deparei com uma informação que nunca tinha ouvido falar: dispositivos de segurança para aeronaves.
Nessa reportagem comenta-se sobre estudos feitos e perigos que nossos pequenos correm : “Há evidências científicas de que num desastre aéreo o risco de traumatismo grave e morte de crianças conduzidas no colo chega a ser dez vezes maior do que o de um passageiro com cinto de segurança. Em caso de turbulência, situação em que as companhias aéreas costumam exigir o afivelamento do cinto de segurança de todos os passageiros, crianças conduzidas no colo têm risco muito grande de traumatismo grave e até morte. “
Na reportagem cita que bebês de menos de 1 ano de idade e 10 kg de peso devem ser colocados num assento de segurança do tipo bebê-conforto, também aprovado para uso em automóveis e aviões, com selo indicativo, fixado com o cinto do assento da aeronave e voltado para trás.
Para crianças entre 10 e 20 kg, que consiste em quatro cintos de fixação apropriados para a criança, que prendem a uma faixa transversal e ao cinto da aeronave (ver figura ao abaixo), e que tem a marca registrada AmSafe Aviation CARES ® (http://bit.ly/amsafecares).
Fonte: Portal do Pediatra

Na reportagem também comenta que nós os pais devemos assegurar que a criança tenha direito a um assento próprio, o que atualmente significa pagar por um bilhete integral, embora algumas companhias ofereçam preços especiais para crianças abaixo de 12 anos. Alternativamente, os pais podem fazer contato prévio com a companhia aérea, indagar sobre a sua política acerca do uso de assentos não ocupados e combinar sobre a possibilidade de instalar o assento de segurança da criança num desses. “

Esse assunto me achou atenção devido estar planejando viajar com as trigêmeas. Como as meninas têm mais de 2 anos tive que pagar uma cadeira para cada uma, teve o desconto que não é muito mas já ajuda. Agora vou me informar com a companhia aérea sobre estes dispositivos de segurança.

E vocês já viram esses dispositivos de segurança? Quando viajam pedem para que seus filhos usem? Já indagaram as companhias com qual viajam sobre esses tais dispositivos de segurança? Espero que vocês tenham gostado da dica beijos

Para ler a reportagem na integra acessa clique aqui, acessado dia 29/01/2013.

6 Amamos seus comentários:

  1. Minha mensagem para companhia:
    “Irei viajar na com a empresa de vocês em maio. Minhas filhas (trigêmeas) terão 2 anos e meio na época. Paguei por acentos individuais para cada uma, mas como elas têm menos de 20 kg, gostaria de saber se vocês tem o dispositivo de segurança apropriado para elas, conforme recomenda o Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria, conforme imagem anexo. Desde já agradeço pela atenção. Fico no aguardo da resposta de vocês. “


    ***


    Resposta da Companhia Aérea

    Prezada Sra. Desirée, boa tarde!
     
    Nº de atendimento: 36913376-32.
     
     
    Em atenção ao seu e-mail, informamos que é utilizado o cinto de segurança comum da aeronave para adultos e (chd) criança à partir de 2 anos. Se desejar, poderá utilizar a cadeira CRD, lembrando que não dispomos desta cadeira, o passageiro poderá levá-la à bordo, segue maiores informações:
    A CRD é uma cadeira que o cliente pode levar para ser fixada em um assento da aeronave.

    CRD Permitida 
    Somente são aceitas a bordo as CRDS com o selo de aprovação, que podem estar colados ou costurados nestas cadeiras. Neste selo, deve conter a seguinte informação: 

    “This child restraint system conforms to all applicable Federal Motor Vehicle Safety Standards (FMVSS 213)” e, em letras vermelhas, “THIS RESTRAINT IS CERTIFIED FOR USE IN MOTOR VEHICLES AND AIRCRAFT.” 

    Recomendações Necessárias para a Aceitação da CRD
    O uso deste recurso requer o pagamento de um assento ao custo de um bilhete para CHD, ao invés das regras aplicáveis às crianças de idade inferior a dois (02) anos INF, quando viajando como colo.

    Em relação à franquia de bagagem, esta passa a conceder o direito à mesma franquia de CHD. 

    Por motivo de segurança, é recomendado que em pouso e decolagem a criança esteja no colo de seu responsável, retornando à cadeira após a estabilização da aeronave.
    Lembramos que, em casos de embarque com gêmeos com idade de 0 a 2 anos incompletos é preciso que haja dois adultos pagantes, pois não é permitido que, durante o voo, um único passageiro permaneça com duas ou mais crianças no colo. 
    Poderá obter auxilio em tempo real, através do site www.voegol.com.br, no link "Atendimento", na opção “atendimento on line/informação” ou contatando a nossa Central de Vendas, no telefone: 0300-1152121 (custo de ligação local). 
    Solicitamos por gentileza que, ao nos responder não exclua os diálogos anteriores.
    Estamos à disposição.
     
     
    Atenciosamente,
     
    Eliana Almeida Lima.
    Serviço de Relacionamento com o Cliente
    VRG Linhas Aéreas S.A - Grupo Gol
    faleconosco@golnaweb.com.br


    ***


    Eu sei ainda não tem nada regulamentado no país, mas eu não achei legal da companhia pedir para eu levar a cadeira e vocês o que acharam?

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido sobre esse cinto e nunca vi ninguém usar. Mas achei muito interessante a sua dica. Vou dar uma "fuçada" por aí para ver se acho. Bijo

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa dica. Gostei muito.
    Parabéns pela postagem.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Desirée,
    Também nunca vi o assento da foto, fica a boa dica!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tinha a menor ideia desse assento! Sempre viajei com meu filho no colo (quando novinho) e depois, quando ele fez dois, na poltroninha... tanto que hoje ele já chega no avião, sabe colocar o cinto, uma graça...

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa