Estou com dúvidas, Estou em crise, preciso de orientação


Ontem quando cheguei em casa e fui ver as tarefas do trio, descobri que minhas funcionárias já tinham colocado as meninas para fazer a tarefa da escola, estava toda prontinha a tarefa de casa das meninas. Adorei a iniciativa das funcionárias, mas a minha primeira reação foi não gostar disso: primeiro que acho que é função de pai/mãe fazer a tarefa do filho, segundo que gostaria de ver a evolução das minhas meninas.
Mas então escutei o argumento das minhas funcionárias, o porquê de elas adiantarem o dever das crianças, elas disseram: “a senhora trabalha o dia todo fora, chega cansada, a senhora podia só ver se estão certo os deveres das crianças e aproveitar para ficar com as meninas”.
Então fiquei em crise, fiquei com várias dúvidas no meu coração: será que é certo delegar uma coisa tão importante como auxiliar na tarefa de casa do seu filho para uma babá/funcionária/cuidadora? Será que vou dar conta de fazer as tarefas das 3 crianças sozinha à noite quando chegar do trabalho? Lembrando que como elas são muito pequenas preciso fazer a tarefa com cada uma, uma de cada vez, para dar a atenção que cada criança precisa e a orientação necessária. Será que quando eu chegar elas já não vão estar cansadas demais para fazer a tarefa?.
Preciso da opinião de vocês mães/pais que lêem estou bloguito, principalmente as mães/pais de múltiplos, o que vocês acham sobre isso? Vocês acham que dou conta de fazer as tarefas das 3 à noite?, lembrando que elas têm tarefa toda dia e que são 3 crianças de 3 anos.

18 Amamos seus comentários:

  1. Olha, é um carinho e responsabilidade que temos com as crianças... No caso de vcs, o Andrezão sempre conta, qualquer ajuda é bem-vinda... Em algum momento vc poderá estar com elas e apoia-las nisso, mas uma ajuda sempre cai bem... Com um filho somente já é dificil, imagine 3. Sim, doi um pouco não participar, mas por mim, falando por mim, há pessoas que não têm ninguém para ajudar nem para dar água a uma criança. bjs

    ResponderExcluir
  2. Como você disse que ela trazem tarefas diariamente, porque você não deixa pra fazer com elas a tarefa de sexta-feira e faz no fim de semana. Ou então, umas 2x por semana vc combina de fazer com elas para acompanhar o desenvolvimento também. Você até pode dar conta, mas tem aqueles dias que elas estarão mais cansadas, que já não terão o mesmo pique pra fazer a tarefa à noite. Meu filho por enquanto só traz tarefas às sextas e a Ana Júlia ainda está no berçário. Enfim, uma decisão difícil que só cabe a você e a gente fica aqui torcendo. Com ctz vai dar tudo certo. Depois conta pra gente sua decisão. Bjs
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Desirée que tal conversar com a babá assim: duas vezes na semana tipo terça e quinta você fazer a tarefa com as meninas e nos outros dias a babá fazer?! Assim você pode acompanhar o desenvolvimento delas sem se sobrecarregar... Porque também vai que a babá "ajuda demais" e aí os dias que você for fazer a tarefa com as meninas você pode notar como elas estão evoluindo, suas dificuldade... enfim. Acho essa a melhor maneira, o meio termo assim você se sentirá melhor!
    Espero ter ajudado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oh amigaa.....entendo perfeitamente seus sentimentos, a primeira sensação que vem é de egoímos, estou perdendo uma linda fase das minhas filhas! Já vivi isso e posso afirma é doloroso. Mais no seu caso são 3 crianças, 3 personalidades diferentes, aceite a ajuda sim, e deixe pra você as tarefas de final de semana, que sempre serão mais, e quero que saiba que estarei sempre olhando elas. Um beijo nesse coração de mamãe que ama e só quer proteger.

    ResponderExcluir
  5. Dé, gostei dos comentários acima sobre vc estipular de 2 a 3 vezes por semana que as tarefinhas sejam acompanhadas por vc. Eu tenho só o Dan e certamente é bem mais tranquilo eu me responsabilizar por isso, sem falar que estou em casa pelas manhãs, diferentemente de vc. Tenho certeza que um meio termo será uma boa solução para todos. ;))

    ResponderExcluir
  6. amiga linda acho sim importante você olhar as tarefas e fazer com elas mais como estar trabalhando o tempo ficaria só para as tarefas e pouco tempo pra vocês
    tarefas de casa as vezes exige que você seja firme
    pois terá muitas vezes que não vão querer fazer
    acho que vc deixar sua funcionária fazer é viável pois te ajudará muito faz a de sexta amiga e todo dia observar pra vê se tá tudo em ordem
    achei que sua funcionária foi bem legal contigo
    linda noite espero que eu tenha ajudado
    Nanda
    beijokas

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu ficaria assim confusa como vc... pq queremos estar perto participar do novo e tarefa de casa dá um orgulho fazer junto... vc pode tentar alguns dias como as meninas já disseram pq por mais que tenha o pique de acompanhar pode ser que à noite já estejam cansadas... mas eu tentaria... fazer junto, caso não dê certo corre ao auxílio das cuidadoras, bjs

    ResponderExcluir
  8. Desirée, acho ótimo e importante acompanhar a rotina escolar das crianças, mas aceite a ajuda sim. Ótima iniciativa delas. Dê as dicas de como você quer que elas façam e deixe um dia da semana para você fazer. Isso não quer dizer que você vai deixar de acompanhar. Pode pedir para as meninas que contem como foi o dia o que fizeram de lição de casa. Meus gêmeos estão hoje no 3o. ano e sou eu quem fica próximo na hora da tarefa. Todos os dias, sem ajuda. Tento imaginar como deve ser com 3 crianças, pois com duas já é difícil. Enquanto você tira as dúvidas e orienta um, o outro interfere. É preciso muita paciência e dedicação para que entendam a importância do tempo de estudo, do respeito ao tempo do irmão e da autonomia para fazer sozinho. Parabéns para as suas funcionárias e parabéns pra você por ser essa mãe dedicada. Beijos, Gisa Hangai - Blog Mãe bacana

    ResponderExcluir
  9. Concordo com todas, ajuda é tao bom amiga... Tenta criar um cronograma p dividir com a moça.
    Bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  10. Acredito que se suas funcionarias ensinam com amor e atenção não tem problema, quando você chegar em casa, senta com cada uma e tira um tempinho para olhar a tarefinha, elogiar ou melhorar caso precise.
    Você pode ajudar com as a tarefinhas no fim de semana.
    Beijos
    www.maeparasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Desirée, pensando bem é bacana a iniciativa e cuidado que elas têm com suas meninas e também com vc, pois pensaram em como vc poderia estar cansada ao chegar do trabalho para ainda ir fazer as tarefas de casa.
    Bom, eu sou daquelas que prefiro estar perto e acompanhar, no entanto, me colocando em seu lugar e para valorizar o que suas funcionárias estão fazendo, combine com elas os dias que vc irá fazer a tarefinha com o trio, intercalando com elas. E, mesmo no dia que não seja o seu, acompanhe mesmo assim quando chegares em casa. Toda ajuda é bem-vinda ainda mais com três princesas e vc tem que conciliar com o seu dia de trabalho.

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que toda ajuda é bem vinda! Principalmente com um trio em casa rs. Reserva um dia para fazer a tarefa com elas, pode ser na sexta. Nos outros dias você vai só acompanhando.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Desirée. A pergunta tem que ser direcionada a você! Nós não saberemos do seu cansaço, da sua paciência e da disposição das meninas para fazerem os deveres esperando você chegar.

    Mas vou dar opinião pelo que você contou.
    Para mim, as ajudantes estão certa pensando que você poderia ficar cansada para fazer a tarefa com as 3 quando chegasse, talvez falaram isso por já ter visto seu cansaço em outras vezes.

    Acho interessante sim, se mesmo que elas ajudarem, você revisar, o que se tornaria mais facil pra você, não tão desgastante. E as meninas veriam seu interesse, o interesse da mamãe vendo as tarefinhas delas. Tanto elas quanto as babás, notariam que as tarefas foram "abandonadas" com elas e que a revisão final e aprovação é sua. Importante como mãe para as meninas e também importante paras ajudantes perceberem seu interesse e "autoridade".

    Acho valido sim elas ajudarem, desde que tenham propriedade pra isso, que ensinarão da forma correta e que deixarão as pequenas fazerem. Não estou falando que é o caso de vocês, mas já vi uma mãe me relatando que uma colega dela chegava em casa e a tarefa das crianças estava pronta, pois a babá fazia.
    Como disse, não digo ser seu caso, mas é bom a recomendação às babas para deixarem as crianças se esforçarem o máximo possivel e deixa-las fazerem sozinhas.

    Tudo isso Desirée, é uma opinião particular, mas o seu coração, a sua rotina e disposição é que vão ditar qual procedimento caberá dentro da situação e sei que tudo sairá da melhor maneira possivel.

    Vá observando se assim dá certo. Se as meninas estão de fato aprendendo. Lembre-se que vc não é mulher maravilha pra ter que dar conta de tudo, mas sempre revise as tarefas, pra mostrar interesse para as meninas, para ver mesmo se esta tudo certo e para as ajudantes queridas, observarem que você está atenta..

    Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  14. corrigindo:
    notariam que as tarefas NÃO foram abandonadas

    ResponderExcluir
  15. Acho que vc não deve fazer as tarefas pois elas já estão cansadas á noite e vc tb. Aproveite pra jantar junto, ler histórias e coisas mais tranquilas. É o que eu faria. bjs,

    ResponderExcluir
  16. Dê, achei legal a idéia das outras meninas nos comentários acima. Vc pode intercalar os dias com as babas, assim nao se sobrecarregara com as 3 tarefas e estará participando dessa nova fase na vida do Trio!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Elas só pensaram em você amiga
    Você pode quando chegar olhar e reler tudo com elas
    Saber como foi na escola
    Ver se entendeu mesmo

    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/2014/02/blog-segredos-da-luma-01-ano.html

    ResponderExcluir
  18. Tem mães que pagam até banca amiga
    Achei super legal
    Bjus de novo...

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa