Lema do Escoteiro

Imagem retirada do google - mostra de uma forma fofa o escoteirismo no filme  As aventuras UP

Infelizmente nunca participei como escoteira, mesmo que tivesse muita vontade quando era pequena (mas esse desejo nunca foi externalizado, então não posso culpar meus pais, pois até onde eu sei ele não são adivinhos), mas tenho a maior respeito pelo filosofia, admiro o Lema dos escoteiros, principalmente agora que me tornei mãe.

SEMPRE ALERTA - “O que significa que você está sempre preparado, atento, física e mentalmente, para cumprir o dever para com Deus, com a Pátria e com o Próximo”.(Acessado aqui, no dia 02/05/2013).

Esse lema lá em casa é usado em todos os momentos:

Temos que estar preparados para tudo, pois criança pequena é uma novidade a todo momento. Como nos preparamos para trabalhar o mental, tentamos não estressar com tudo, tentamos dividir para que ninguém fique sobrecarregado (na verdade todo mundo sai quebrado rsrsrs, lógico com exceção do trio) e o físico estou tentando fazer exercícios para aguentar tanta energia e poder aproveitar melhor a presença das meninas.
Temos que ficar atentos o tempo todo lá em casa, não podemos piscar por um segundo senão o trio apronta alguma (sobem em cima da mesa, pegam seus banquinhos para brincar de apagar e acender a luz, se não ficamos de olho pegam meus produtos de beleza  e jogam no chão ou vão mexer aonde não devem etc. etc. etc). Estamos como no lema SEMPRE ALERTAS.
Ensinando o caminho do Bem/ do certo/, ensinado a rezar para agradecer, para pedir proteção para o entes queridos, com isso ensinamos que existe algo superior que deve ser respeitado e amado, ensinamos o que é Deus.
Ensinamos respeito ao patrimônio público (com isso ensinamos que temos de conviver em sociedade), que não podemos jogar lixo no chão, que não pode desperdiçar o alimento (que só podemos pegar o alimento aquilo que iremos consumir), não podemos usar lápis de cor/gizes/pincel no patrimônio público.
Ensinamos que não podemos pegar coisas do outros, que não pode bater no coleguinha, que tem que respeitar o mais velhos, que tem que pedir bênção das avós/ dos tios, dessa forma tentamos ensinar a ter respeito pelo próximo.

Como vocês viram, o lema dos escoteiros “sempre alerta” é vivido na sua plenitude lá em casa, acho que daria uma boa escoteira :). E na casa de vocês, o lema dos escoteiros é muito usado?

Hoje a Flor-de-Lis é o distintivo Escoteiro em todos os países que pertencem à fraternidade mundial. A fim de distinguir uma nacionalidade da outra, muitas vezes, o emblema nacional é colocado junto à Flor-de-Lis. No Brasil, o Selo da República, com o círculo de estrelas e o Cruzeiro do Sul é usado para este fim. Sob a Flor-de-Lis há uma faixa com o nosso lema: Sempre Alerta! Sob a faixa, ou listel, há um nó. Seu objetivo é lembrar a boa ação diária, que você deve fazer em beneficio de alguém, sem outra recompensa que a de sentir-se útil.(Acessado aqui, no dia 02/05/2013).




Brincadeiras a parte que quiser mais informações sob escotismos acesse o link aqui.

4 Amamos seus comentários:

  1. Amiga é verdade, esse lema dos escoteiros além de lindo é verdadeiro.
    Com crianças temos que está sempre alertas,
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamily também acho o lema lindo e é uma forma muito legal de ensinar coisas boas para crianças e adolescentes.

      Mas o lema se aplica direito para nós que temos crianças isso é verdade.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  2. Tá ai agora eu me encontrei heheheheh, sou mãe escoteira trigemelar.

    24h no ar.

    Bejus e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana adorei o termo "mãe escoteira trigemelar"

      Tri-beijos Desirée e um excelente final de semana para sua família.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa