Momento Pérola


Rafaela pergunta: "mãe, homem usa brinco?".
Eu respondo: "não filha, homem não usa brinco".
Rafaela: "mãe, mas todo homem não usa brinco?".
Já sacando que ela queria tirar uma dúvida mais importante, saí das respostas automáticas e mudei minha resposta: "filha, existem alguns homens que usam brinco".
Rafaela: "mãe, mas esses homens são iguais ao papai?"
Eu: "não filha, igual ao papai não".
Rafaela: "então esses homens que usam brinco, são homens mais ou menos?".
Eu fiquei sem reposta e a única coisa que consegui responder foi: "é filha", meio gaguejando.

Depois ela saiu pulando e cantando pela casa como se nada tivesse acontecido.

Eu fiquei pensado: socorro, alguém pode ajudar ? como assim uma criança de três anos falando sobre homossexual? Onde será que ela aprendeu isso? Como vcs acham que eu deveria abordar isso? Sei lá, quero me preparar, vai que ela volta como esses questionamentos ou quem sabe as outras vêm com esse assunto também.

Eu desconfio que ela ficou com esses pensamentos depois que nós fomos ao costureiro, que é homossexual, mas não falamos nada sobre esse assunto com ela e eu nem reparei se ele usava brinco.

11 Amamos seus comentários:

  1. Difícil mesmo ela ainda é muito pequena, mas acho que vc se saiu bem até pela pergunta dela, acho melhor falar que é mais ou menos mesmo e quando for maior explicar o que provavelmente ela já vai saber rsrsrsrs.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  2. Dei risada na parte do "Homem mais ou menos" haha! Mais eu acho que tem que falar sim, não esconder as verdades do mundo que está ai fora, se ela voltar nesse assunto. Bjsss
    http://mundinho-de-arianne.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dé, acho que nem passou pela cabeça dela isso..ela pode ter visto um jogador de futebol, ou um super roqueiro e acho que vc poderia dizer que apesar de brinco ser algo que mulheres usam, homens tb podem usar, se assim desejarem. Leva com naturalidade que a curiosidade termina com uma resposta que a satisfaça. Às vezees a gente rotula algo só de menina ou só de menino que cria algo endurecido demais. Aí no dia que eles se deparam com uma situação que nem essa que vc colocou, a cabecinha dele embaralha. Hoje os padrões são tão diferentes que a gente tem que desmistificar os padrões antigos, senão eles piram e nos piram...hahahahahahahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Desirée, Rafaela e suas pérolas rsrsrs
    Talvez ela tenha achado diferente ver um homem usando brinco, já que ela notou que a maioria não usa. Mas, em situações assim, responda o que vc achar necessário e com a maturidade que vc sabe que ela tem e sem necessariamente entrar em tantos detalhes. Com o tempo, novas dúvidas vão surgindo e vc vai sentindo quando for o momento de dar um pouquinho mais de detalhes em certos assuntos. E como a Myriam colocou, "a curiosidade termina com uma resposta que a satisfaça".
    Por aqui, Milena tem uns "porquês" infinitos...haja resposta...kkkkkkkk
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As três já estão nessa fase dos pqs, tem hora que acho que vou pirar pois é muita dúvida que esse povinho tem :), uma já pega a resposta do pq da outra, já faz outra pergunta e quase beira ao infinito a quantidade pqs

      Excluir
  5. kkkkkkkk amei o homem mais ou menos
    amiga o tempo são outros, a escola, o mundo a televisão mesmo que agente
    fique de olho e marcando em cima
    elas ficam com as anteninha ligadas kkkkk
    ela nem sabe o que é amiga
    mais entendi da maneira dela assim rs
    Nanda
    beijokas
    Linda Tarde
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. É verdade, temos que estar preparadas pra este tipo de pergunta, também não faço idéia do que falar quando este momento chegar, hehe.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi bem o que ela queria saber mas acho que ainda não é o momento de abordar o assunto sobre a homossexualidade e sim mostrar para ela que cada pessoa é diferente, existem homens que gostam de brinco, outros não.
    bjs querida

    ResponderExcluir
  8. As crianças são muito observadores Desirée e espertinhas também. Tudo pode ser fruto da imaginação fertil dela vendo cabeleireiro, como alguma conversa com coleguinha, ou quem sabe algo na tv..

    No meu caso explicaria que tem homem que gosta de brinco, mesmo sendo homem (pq existem mesmo). E iria mais além, falaria sobre os índios que também usam brinco e pintam o corpo... Talvez para agora seria interessante abordar dessa forma... São pequenas..

    O mais descobrirão com a maturidade....
    Se fosse Maria,já com 7 anos, explicaria da mesma forma... :)

    Boa sorte!!!!!! Beijos beijos

    ResponderExcluir
  9. Menina que saia justa hen!!! O João outro dia também não queria que uma menina se sentasse ao lado dele, senão ele viraria menina... vê se pode... disse que foi a tia da escola que disse isso, detalhe né, ficamos muito chateados pelo fato da menina ser negra, e fizemos ele ir conversar com o pai da menina para não parecer preconceito ou racismo. E também essa semana irei à escola conversar com a professora para saber o que ela realmente falou com o que ele interpretou. O fase difícil né gente... Mas enfim vamos que vamos!!!|Bjs, Lu.
    www.soumaededoisanjinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa