Nossa relação com o livro na minha casa, dica de cuidado com livro e uma dica de leitura

Acho que já deu para notar que sou apaixonada por livros, por esse mundo maravilhoso que o livro nos possibilita, uma viagem sem sair do lugar :). Tenho tentado ensinar esse amor pelos livros para minha meninas e tenho momentos que só falto explodir de tanto orgulho do meu trio. As meninas estão numa fase que adoram pegar os livros e ficar fazendo de conta que estão lendo para nós, adoram quando contamos histórias para elas, às vezes as pessoas vão nos visitar e elas pedem para as pessoas contar uma história para elas, algumas pessoas entram no clima e inventam histórias para as meninas que ficam numa atenção, outras ficam me olhando, pedindo socorro, juro que sinto vontade de rir, mas como não sou de toda má, ofereço o livros para a pessoa ler ou eu mesma leio uma história para as meninas.
E nem pense em colocar elas para dormir sem ler uma história para elas ou pelo menos dar o livro para elas ficarem folheando, elas dão o maior piti. Quando entram no quarto já apontam para onde ficam os livrinhos delas, mãe fica muito contente. Lógico que nem tudo são flores, às vezes você está quebrada, doida que as meninas durmam para você descansar junto, mas elas estão lá: “mãe, conta uma história para mim”, então arranjo forças do além e leio, mas confesso que tento escolher aquelas histórias bem pequenas e utilizo a regra de só um livro para cada uma, pois senão viramos a noite lendo histórias.
Outro ponto que gostaria de comentar é que mesmo eu amando os livros, fico muito triste quando vejo o livro com ponta dobrada, rasgado, com folha arrancada. Aí me dá desespero, gente me dá uma dó, falando das meninas ficava arrasada quando elas arrancavam as folhas dos livros ou rasgavam, sim porque uma puxa, outra puxa, já era o livro, lógico que eu entendo que elas são crianças, que são 3 e blá blá. Então comecei a falar para as meninas que quando elas faziam aquilo “o livro fica muito muito triste com elas”, comecei a dizer também “Que quando o livro fosse rasgado eu não iria mais ler para elas aquelas histórias” e não ia comprar o livro novo daquele mesmo assunto. Quando é só um rasgadinho pequeno nós fazemos o curativo do livro, com durex, mas se o rasgado for grande ou arrancarem uma folha do livro, aquele livro eu não conto mais história e tinha alguns livros que as meninas amavam que depois de rasgado eu colocava lá fora, pois as meninas tem dois cantinhos da leitura
O primeiro cantinho da leitura fica na sala, lá são livros que ficam livres para o trio brincar a qualquer momento, lá ficam os livros de pano, livros de plásticos, livros musicais, livros de um material mais grosso (tipo papelão), livros que não têm problemas se acontecer algum acidente, os livros que estão faltando folhas e os rasgados.
O segundo cantinho da leitura fica no quarto das meninas, são os livros que são mais delicados, também tem os de papelão mas com história legais, tem aquele livros que tem pop up - estes são os que leio para elas no fim da noite antes de dormir, ficam numa prateleira bem alta, só com ajuda de adulto o trio tem acesso, pois o livro mesmo sendo tão importante para a formação de uma pessoa é um objeto bastante caro, temos que cuidar, pois não dá para renovar toda semana o cantinho da leitura.
Com isso tenho vários momentos fofos, quando as meninas machucam o livro quando chego, elas vêm contando quem machucou o livro, que é para gente fazer curativo no livro, falam para as outras que o livro “tá triste com quem machucou o livro”, aí conversamos, mas elas ficam arrasadas quando o livro que elas gostam é colocado para fora do cantinho da leitura do quarto, pois sabem que não vão mais ouvir aquela história, não de mim pelo menos. Com isso tem ocorrido cada vez menos acidentes com os livros. Fica a dica para outras mães :). Vai que funciona com vocês também.
Agora chegou a hora da dica de leitura - como resolvi fazer a festa das meninas de Princesa do MAR, conforme postado aqui, resolvi trazer esse mundo para as meninas e nada melhor que através dos livros. Primeiro gostei muito por saber que o autor é brasileiro - o nome dele é Fabio Yabu, segundo que os livros que escreve é uma forma maravilhosa de como ensinar sobre o fundo do mar, as ilustrações são lindas, a forma que são escritos é bem legal. Dentre os livros que comprei sobre esse tema está uma coleção mega baratinha, super boa de ler, e vem com oito histórias (Os peixes Abissais, As tartarugas, Os animais marinhos, As arraias, Os polvos, Os tubarões, As estrelas-do-mar e As baleias). Neles ele narra alguns personagem do fundo do mar, com por exemplo o livro da Estrela do Mar, onde a princesa é a Ester, conta “Que as estrelas-do-mar são muito importantes para o meio ambiente, pois se alimentam de ostras, moluscos e até de corais”. Em outro trecho conta uma curiosidade: “... Mais incríveis sobre as estrelas-do-mar é capacidade de se curar de machucados. Se uma estrela-do-mar perder um dos seus cincos braços um novo nasce no lugar. Quanto ao braço arrancado, ele vira uma nova Estrela-do-mar”. E a cada livro vai ensinado as crianças e nós adultos também sobre o fundo do Mar, sobre cuidados com o meio ambiente de forma bem tranqüila. 

Comprei aqui, mas acho que vc consegue em qualquer boa livraria.

Espero que tenham gostado das dicas com os cuidados com os livros e da dica de leitura.

Post relacionados:
BC Meus filhos crescem com livros

6 Amamos seus comentários:

  1. Desirée, tbm adoro livros! Confesso que meu iphone tem sido usado mais pra leitura do que para qualquer outra coisa! Rsrs
    Deixa eu perguntar... Que idade tinha as meninas quando vc começou a comprar livros e a ler pra elas?
    O Davi tem 10 meses e ja estou ansiosa pra começar a ler pra ele!
    Se vc puder, faz uma postagem, mostrando como vc fez pra introduzir os livros no dia-a-dia delas!
    Caso vc ja tenha feito, mando o link pra mim ver!

    Beijos!

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bruna vc pode começar ler para o Davi a partir de agora, na verdade a leitura pode ser iniciada desde da gravidez, eu particularmente começei comprando livros de banho e de paninho para não não machucar as meninas, depois fui colocando o livro de material mas resistente, mesmo sem história ia mostrando as imagens. Amiga tem informação solta pelo blog, mas vc me deu uma idéia vou escrever como introduzir os livros para os bebes, quando fizer lhe aviso.

    Tri-beijos Desirée

    ResponderExcluir
  3. Estou a criar a biblioteca virtual dos meus pequenos, mas acho super importante e eterno o ensinamento que os livros impressos encucam em suas cabeças. O folhear, o cheiro, a ideia de colecionar (no caso das séries) e o melhor, não necessita bateria pra lê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge eu curto mesmo livro de papel, mesmo trabalhando com tecnologia agoro o cheiro do livro, vc folhear, vc ver seu progresso no livro, mas o importante é ler para as crianças não importa o meio utilizado :)

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  4. Ah que amor... adoro livros e tb fico como vc qd o pequeno na empolgação rasga... mas não tinha tido essa ideia do curativo, amei! Vou copiar!
    Sobre os cantinhos da leitura que chique dois cantinhos especiais, incentivar é tudo de bom!
    Elas são pequenas, por isso ainda rasgam... é inevitável, mas gostei da sua postura e a gente fica pensando que não entendem...
    Sobre a escolha da festa, adorei!! Este desenho é lindo e tem tudo haver com vocês, bjss

    ResponderExcluir
  5. Cris eu ficava muito triste por elas não cuidados com os livros, depois que fiz o que mencionei acima melhorou muito, os acidentes diminuíram demais, e sim mesmo tão pequenos eles entendem tudo que dizemos.

    Tri-beijos Desirée

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa