Cantinho do Pensamentos

Quando as meninas fazem o que não devem, como exemplo: brigar entre elas, fazer malcriação com os adultos etc., antes eu gritava, ameaçava dizendo que ia dar palmadas. Só que verificamos que isso não estava surtindo o efeito esperado, pelo contrário: as meninas estavam ficando cada vez mais sapecas e malcriadas.
Então depois de muito ler a respeito e em conversa com Dra. Sandra, a pediatra das meninas, resolvemos implantar o cantinho do pensamentos.
Esse cantinho tem alguns requisito para funcionar:
  • tinha que ser um local em que as crianças não pudessem se machucar,
  • o tempo tem que ser proporcional à idade da criança
  • conversa durante a permanência no cantinho, temos que conversar de forma calma, tom normal (vou te falar com isso as vezes é difícil) e linguagem apropriada à idade da criança

Então para o cantinho escolhemos uma cadeira que arrastamos e a encostamos na parede sem acesso a nada. Elas ficam 2 minutos. Lá eu me abaixo para ficar na altura delas e fico conversando que o que estão fazendo não é certo, que não podem bater na mana, que não podem mexer onde não devem, que tem obedecer os adultos, enfim, converso sobre o assunto que achamos que as meninas não estão fazendo o certo.
Não vou dizer que depois que implantei esse cantinho minha filhas viraram santas, não é isso, mas tenho prestado atenção que elas têm melhorado e muito seu comportamento. Agora, quando elas fazem algo de errado, só dizemos: se você fizer de novo vai pro cantinho” e normalmente elas não continuam fazendo o errado. As vezes só a ameaça não funciona e elas vão para o cantinho de fato.
As reações do trio são tão diferentes: Mariana é que menos vai para o cantinho, mas quando vai fica quietinha ouvindo o que estamos falando ou simplesmente fica chorando quando estamos conversando com ela; Rafaela fica conversando com a gente, fica tentando fazer graça para esquecemos porque colocamos ela ali e Andressa essa tá para morar no cantinho. Quando a colocamos lá quer se bater, quer nos bater, fica muito chateada, mas depois de um tempo se acalma e fica esperando o tempo acabar.

Obs.: Mas toda vez que colocamos qualquer uma das três, as outras duas ficam ao redor da cadeira dando um apoio para irmã que está no cantinho do pensamento, essa é uma das melhores coisas de se ter múltiplos, é ver essa cumplicidade entre eles.

Não sou a favor de palmadas, evito ao máximo, por isso utilizo o cantinho. Isso não quer dizer que em último caso não role uma palmadinha nas mãos, só para as meninas voltarem para a real.
Agora vocês querem saber quem fica mais no cantinho do pensamento lá em casa? A “Galinha Pintadinha”. As meninas vivem colocando a Galinha Pintadinha para pensar. A seguir a Rafaela colocando sua “pó pó” para pensar. O que será que a “Galinha Pintadinha” fez de errado? não é muito fofa? 

Gente ela fez igualzinho como eu faço com elas
 

0 Amamos seus comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa