BC Meus filhos crescem com livros

Eu sempre gostei de ler muito. Quando moça adora viajar no mundo dos livros, lia muitos, muitos livros, principalmente os de aventura/bruxas/policiais. Na verdade adoro um bom livro, mesmo me tornando adulta ainda gosto muito ler, mas meu livros ficaram por muito tempo em torno dos livros técnicos, quase não lia outras coisas. Quando descobri que estava grávida li todos os livros/blogs/revistas que caíam na minha mão sobre gravidez/como cuidar de filhos com uma avidez enorme. Acho que por isso as meninas tenham tanta familiaridade com os livros. Mas com a chegada das meninas meu ritmo de leitura caiu um pouco. Na verdade abandonei um pouco os livros impressos e comecei a ler os blogs/jornais virtuais, revista virtual, tudo muito virtual. Mas agora estou retornando a bom livro impresso e vou confessar: adorooo:)
Mas voltando ao post, que não é sobre minha relação com os livros e sim sobre a relação das minhas filhas com os livros. Acho que o primeiro brinquedo que dei foi livro de pano. Na verdade não podia ver um livro de plástico, de pano, um livro que elas pudessem curtir mesmo sem nem saber falar, livro que elas pudessem brincar sem se machucar (sim eu vejo como um brinquedo maravilhoso e minhas meninas também :) ). Depois fui comprando outros livros de papel mais resistente, livro musical, livro que tinha história e que a criança podia pintar, livros que contavam a história de Jesus etc. Minha paixão por livros é tanta que no aniversário agora de 2 anos das meninas a maior parte das coisas que sugeri para presentear o trio foram os livros e as meninas amaram. Ganharam um montão de livros bem legais. Além dos tipos já mencionados também ganharam do tipo: livro que ensina a usar massinha, livros que a criança podia riscar e depois apagava com um guardanapo, elas mesmo riscavam e apagavam, umas bonecas (eles são o maior barato, bem que a caneta que vem junto acaba logo a tinta e infelizmente não vende a caneta para reposição :(:(:( mas fica a dica), entre outros.
Agora vou contar qual a relação dos livros com cada uma das meninas:
Andressa ama ama ama, quando ela está se danando e chamamos ela para ouvir uma história, vem correndo, fica bem quietinha e capaz de ouvir um livro com várias páginas. Impressionante com ela se entrete com os livros, às vezes pega o livro na estante e fica lá entretida por vários minutos, só dorme à noite se contarmos história.
Rafaela gosta que nós leiamos para ela mas não consegue ouvir uma história muito grande, pois é muito inquieta. Adora pintar nos livros, gosta muito dos livros musicais, quando chega a revista que assino, vem pro meu colo para ver as imagens.
Mariana esta não consegue escutar nem um parágrafo de uma história, quer ficar folheando os livros, adora rasgar revistas, livros, tem que ficar de olho nessa loirinha pois senão ela destrói tudo. Mas gosta de ficar vendo os livros musicais, gosta de pintar os livros, de ficar vendo as imagens do livros e identificar os objetos que ela já conhece.

Engraçado verificar como três crianças com a mesma formação e mesmos incentivos têm reações tão diferentes para a mesma situação. Sei que elas são três crianças diferentes e que devemos tratá-las como tal, mas mesmo assim ainda acho muito interessante a reação delas quando colocadas na mesma situação.

As meninas bem bêbes e os livros de panos/plástico, no meio dos outro brinquedos


Andressa - Promoção Itaú - Leia para uma criança

Rafaela não parece que ela sabe ler ?

Vó Tilde - folheando uma revista com trio ao redor, sempre que agente pega alguma coisa para ler elas ficam assim ao nosso redor


As meninas no Espaço Kids da Saraiva
Andressa no meio dos presentes que ganhou no aniversário de 2 anos, olha o que ela escolheu, o livro :)


OBS: Descobri com essa blogagem que mesmo amando ler livro para as meninas descobri que quase não resgitro estes momentos, mas a partir de agora vou tentar registrar mais esses nossos momentos.

11 Amamos seus comentários:

  1. Que lindas suas meninas!

    Vi vc na bc e vim te conhecer, bela participação!!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamily, obrigada pela visita, espero que vc possa vir outras vezes.

      Bjs Desirée

      Excluir
  2. Muito show essas fotos, amei!
    Bjus e parabéns pelo incentivo.
    Genis

    ResponderExcluir
  3. Desirée estou super emocionada ao saber que vieste participar, você é uma destas gratas surpresas que a vida nos dá. Pois quando conheci seu blog fiquei encantada com tudo o que vocês vivenciam, com a mãe que és.
    Acabo de te conhecer um pouco mais a partir deste post, nem podia imaginar que és assim uma leitora assídua e confiro que sim, és mesmo uma apaixonada pelos livros.
    NEM PRECISO confirmar de que as meninas irão puxar a mãe, com esse incentivo todo, não poderia ser diferente.
    Fiquei feliz de saber que mesmo sem participar de BCs decidisse participar desta, fico lisonjeada, obrigada!
    E comentário rapidinho, o que é a foto da Rafaela, com cara de concentrada e TUDO, apaixonante, linda...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, foi um prazer participar do BC proposto por vc, como ficou mostrado no post amo os livros e queria passar para minhas meninas que ler é muito legal e foi bem legal ver as fotos das minhas princesas ainda mais bebês.

      Caroline as vezes não participo dos BCs porque não lembro das data :((, ou então porque meu tempo para ficar na internet é bem pequeno, então não acho justo as outras mães virem no meu blog ver minha história e não poder ir até o blog delas para ler as histórias delas também.

      Bjs Desirée

      Excluir
  4. Que demais! 3 vezes demais ver essas cçs lendo.... parabéns a mamãe. Bj Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que legal ver que cada filho é diferente, mesmo com incentivos semelhantes. Esse registro é bem legal para elas poderem perceber que cada uma é especial ao seu modo. Adorei. Beijo

    ResponderExcluir
  6. Que lindas!!!!! Quanta diferença, isso é que é gostoso, né?! Cada uma com a sua personalidade!
    Beijos
    Paula Martinelli
    www.minhamaternidade.com

    ResponderExcluir
  7. Que lindas as 3 lendo!!!

    Tb participamos!

    Bjão Roberta e Matheus

    http://www.matheusmeucoracao.com/2013/01/bc-meus-filhos-crescem-com-livros.html

    ResponderExcluir
  8. Que lindas as meninas! Engraçado mesmo elas reagirem tão diferente! Mas o incentivo é que importa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Meu esposo também é professor só que universitário :)

    Espero que realmente ajude elas a se alfabetizarem, mas enquanto essa fase não chega espero que elas se divirtam bastante com os livros.

    Obrigada pela visita Nádia e volte sempre

    Bjs Desirée

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa