Agradecimento e contando um pouco da nossa rotina com as tarefas




Pessoal, queria agradecer pelos comentários no post “Estou com dúvidas, Estou em crise, preciso de orientação. Vocês fizeram essa trimãe aqui ficar com menos uma culpa materna, vocês não sabem o bem que me fizeram, adorei o carinho com que todos os pontos de vista foram dados.




Ficou assim: na segunda e na quarta as minhas funcionárias fazem a tarefa com as crianças, é o dia que as crianças têm natação e à noite estão "quebradas", aí não dar para judiar delas, deixando-as acordadas até mais tarde para fazer tarefa comigo. Só faço conferir quando chego do trabalho para ver se está ok. Com essa revisão já ocorreu uma vez de ter que refazer uma tarefa por sido mal interpretada pela funcionárias, mas todas as outras estavam ok. Comentei com elas que quando tiverem dúvidas que deixem em branco e me avisem logo que eu chegar que tem tarefa por fazer.
Na terça, quinta e sexta quem faz a tarefa com as meninas sou eu. Vou contar como funciona: na terça e quinta peço para as cuidadoras deixarem as crianças dormirem um pouco mais pela parte da tarde, então à noite as minhas meninas não estão tão cansadas. Aí posso fazer a tarefa com elas e a tarefa de sexta-feira (elas têm natação neste dia) faço no sábado.
Tem sido um grande desafio para mim acompanhar minha meninas nas tarefas, um aprendizado de como lidar com pessoas com características/personalidades tão diferentes, pois não tenho didática para ensinar, mas faço tudo com muito gosto e amor. Outro ponto é que à noite fico sozinha com elas, até aí tudo bem, mas como entreter as duas que não estão fazendo a tarefa ? mesmo sendo a mesma tarefa não dar para colocar as três para fazer ao mesmo tempo, pois senão vira zona, ninguém faz nada.
Então estou utilizando dessas estratégias: dou brinquedo para uma, deixo a outra brincar no iPad, uso de outras estratégias como: deixo ver televisão, dou pincel para brincar no quadro branco, deixo brincar de massinha, até deixar fazer uma lanchinho eu deixo, contanto que fiquem quietas e fico acompanhando a terceira na tarefa, aí depois troco de criança: a que estava brincando vem fazer a tarefa e a que estava fazendo a tarefa vai brincar. Nesse meio tempo tenho que resolver algumas briguinhas, minhas meninas têm sérios problemas de não conseguirem brincar sozinhas, então sou chamada a cada décimo de segundo por algum motivo.
As tarefas têm levado 1 a 2 horas para serem feitas, pois nunca vem uma tarefa só e para não esquecer: são 3 crianças.
As meninas reagem assim às tarefas:
Andressa – se oferece para fazer logo a tarefa, então leio o enunciado e ela faz, dou uma orientação ou outra para não pintar fora do desenho, ajudo nas colagens ou quando tem que cortar algo, mas faz praticamente sozinha, rapidinho e principalmente bem feito.
Mariana – Tem que ser convencida a fazer a tarefa, mas depois que senta para fazer, faz direitinho mas precisa um pouco mais que eu fique ao seu lado lhe ajudando/orientando. Tem que ter jeito com a loira, pois se você falar alguma coisa que ela fique chateada, empaca. Aí para voltar a fazer tarefa haja habilidade, mas é bem caprichosa nas tarefas. É engraçado: depois que todas terminam as tarefas, elas sempre pede para olhar as tarefas das irmãs para ver se o da irmã está bonito que seu, quer sempre dar um retoque na sua tarefa.
Rafaela – essa só nossa Senhora para me ajudar. Primeiro que é uma luta fazer a menina sentar para fazer a tarefa, depois que finalmente você consegue que ela venha para a mesa fazer a tarefa, ela inventa tudo que você pode imaginar (pede para fazer a tarefa no colo, invoca com giz, diz que lápis de cor não é legal e tenho que dar outras opções até que ela se agrade com alguma, fica doente e etc). Depois que finalmente eu consigo explicar o enunciado da tarefa para ela, aí o que ela faz? Ela sempre quer fazer o oposto do que é pedido. Você entenderam o eu que disse ? a sapeca da garota entende o tem que tem ser feito, mas só de birra quer fazer o diferente, o errado, aí tem que ter muito jeito e ficar um tempão “Rafaela, não faz isso”, “isso não pode”, “vamos filha fazer a tarefa” e blá blá. Depois disso, de eu estar mentalmente destruída de tanto tentar convencer a garota a fazer a tarefa do jeito correto, ela resolve fazer a tarefa e aí faz direitinho, só que tem ser do jeito dela, ela quer fazer tudo sozinha. Ainda tem a cara de pau de quando eu pego não mão dela para lhe ensinar a cobrir ou lhe ajudo em alguma coisa, ela diz: “Vou dizer para a professora Rosa que você está fazendo minha tarefa”, posso com isso?.

Como estou fazendo as tarefa com as meninas dia sim dia não, consigo me recuperar mentalmente desta aventura que fazer a tarefa deste trio. Alguma dica para essa trimãe ? deixe no comentário. Elas serão sempre bem vidas.


13 Amamos seus comentários:

  1. Imaginei as figurinhas fazendo as tarefas,
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    e ai em em dose tripla né amiga
    mais logo elas se acostumam
    e fazem tudo direitinho da mamãe sentir até falta
    bjãoooo para todas

    ResponderExcluir
  2. Oh amiga... estamos aqui pra somar e aprender uma com as outras.
    Agora Afffffffffff.... cansei!
    Muito jogo de cintura, agora que figura essa Rafaela kkkkk
    Muita força amiga , pois todo o sacrifício é recompensado. bjss

    ResponderExcluir
  3. Desirée, o melhor conselho é "paciencia" rs.. Essa apesar de nos faltar, as vezess, deve sempre ser renovada...

    Vou dar minha opinião que não quer dizer que seja a certa...

    Cada irmão (gemeos, tri ou não) tem sua personalidade e não devemos querer que um seja igual ao outro..

    De repente colocar as tres à mesa (naõ sei) pode ser interessante... uma fazendo e as outras desenhando, ou lendo sem ter algo como ipad mais "interessante" do que a tarefa. Observe se isso não dispersa quem faz...
    Ou quem sabe colocar as três pra fazerem juntas.. Ensina um pouquinho pra uma, um pouquinho pra outra... Talvez renda mais... Enquanto vc ensina uma, a outra espera e vai passando... Veja se resolve...

    Maria também as vezes faz corpo mole. Tem natação, tb se cansa e cada vez é mais apertado os exercícios. Também enrola mas somos firmes. Se não, é deixar para o outro dia sem ver desenho. Ela prefere fazer quando chega.

    Uma coisa que sempre deu certo (no caso da Rafaela) foi fazer "festa" para Maria para as tarefas escolares...
    Ela fala: - Mamãe, hoje tem tarefinha, tem duas... Eu logo digo ...
    - Obaaaaaaaaaa... Que gostoso filha, eu adoro as tarefinhas... É gostoso aprender, colorir, escrever... não é mesmo? E é assim desde 2 anos, hoje ela está com 7. E na verdade gosto mesmo das tarefas.

    Coloco as tarefas escolares la em cima para não haver uma barreira... ´É coisa simples, mas funcionou até agora...

    Elas gostam de comparar a tarefa delas com a da outra irmã, mas os pais , ao meu ver, não devem falar que uma está melhor que da outra. Incentivar sempre, elogiar todas e se precisar corrigir na hora, corrija...

    Desirée.. Com o passar do tempo tudo se ajeita e você irá acostumar com o jeito de cada uma fazer e saberá tranquilamente lidar com isso. É persistência mesmo como tudo na vida... Elas tb acostumarão com as tarefas... Não tem como ser perfeito, mas pode ter certeza que irá melhorar... Afinal dê um desconto, elas estão iniciando agora.. Tá muito cedo pra tirar conclusões..

    Desejo muitas bênçãos no ensino.. Incentive sempre! :)

    Beijos beijos

    ResponderExcluir
  4. Amigaa......a Nicole é igualzinha a Mariana!!!! ...fico feliz que você se encontrou nas tarefas.
    Beijoss!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sabe Teresinha não estou reclamando de elas serem diferente pelo contrário gosto, mas isso não impede de me impressionar como crianças que tem a mesma formação reagirem de forma tão distinta as situações.

    Teresina já tentei colocar as três para fazer a tarefa juntas e não deu certo, mas posso tentar deixar as três na mesa sendo que as outras duas pintando.

    Essa negócio de fazer festa para tarefas estou tentando fazer, já chego em casa dizendo "oba hoje a tarefa com a mamãe" , "fico nossa que tarefa linda" etc, vou continuar insistindo nesse ponto acho que ajudou muito

    Obrigada novamente pelas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Estou morrendo de rir da Rafa que é a mais rebelde!!! Tô achando que o dan vai ser do time dela!!! Depois te conto!! Mas gostei da sua estrategia. Se tá funcionando, tá tudo bem!

    ResponderExcluir
  7. Nossa amiga com três é complicado mesmo
    Que Deus lhe der muita paciencia
    Mas são fofas mesmo
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Desirée, imagino comodeve ser fazer tarefa com três personalidades diferentes. Mas a forma como você organizou ficou muito legal. O importante é ter disciplina e manter os horários.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  9. amiga fico feliz por sua decisão
    é por ter te ajudado
    fico feliz da maneira que tá fazendo
    parabéns
    Nanda
    beijokas
    Linda noite

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  10. Oi Dê, o Vinicius é igual a Andressa, já o Gabriel é igual a Mari! No meu caso, eu não delego o dever a ninguem, até porque não tenho muita opção, como vc sabe..rsss...
    As vezes eu consigo sentar os dois juntos na mesa e fazerem o dever juntos, mas quando não dá certo começo pelo Vini e depois pelo Bibi.

    ps:Eu me acabei de rir com tua narração da Rafa, toquinho de gente com opinião forte né? Adoro!!!

    bjs

    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju tentei ontem fazer a tarefa com as três na mesa, uma fazendo a tarefa e as pintando outra coisa, mas foi uma falação sem fim, as duas que não estavam fazendo mexiam em tudo, affi tô zonza até agora kkkk.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  11. Desiree, eu acho que as três juntas não dão certo pelo fatos delas serem novinhas ainda né?!
    eu acho também que sua estratégia ta legal, só trocaria o ipad e a televisão por um livro de colorir, ou uma lousinha de giz...
    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Desirée,
    aqui também são três tarefas... eles estudam à tarde e fazem o dever à noite. Alterno com o maridão. Quando as crianças eram menores, a tarefa era mais simples, para treinar a coordenação motora (colorir, recortar). Quando crescem, é necessário que elas "aprendam a estudar", principalmente por conta das provas. Por isso, é importantíssimo nosso acompanhamento como pais. Hoje, o mais velho já estuda sozinho, tem um método todo próprio, e nossa ajuda no caso dele é cada vez menor, porque ele aprendeu a ter autonomia (e se orgulha disso, é muito legal!) Aos dois pequenos, ainda damos assistência. No início é punk, mas vale cada segundo! Boa sorte e precisando é só dizer!

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa