UTI - Parte 2


Quem foi que disse que mãe com crianças na UTI tem resguardo ? Imagina que com três crianças para cuidar, não parava quase nunca no meu apartamento. Só ia lá para comer e voltava para ficar numa salinha que tinha ao lado da UTI, chamada “cantinho do leite”.
Tive muitos problemas para alimentar minhas filhas só com o seio, primeiro porque elas nasceram muito pequenas e suas bocas eram muito pequenas para o tamanho do bico do meu seio e também não podiam se cansar muito pois podiam perder peso e isso poderia atrasar suas saída da UTI intensiva. Então eu tirava leite e elas tomavam através de sonda. Depois elas foram para UTI semi-intesiva, onde o horário de visita era mais flexível. Lá, elas sem aparelho para respirar, tinham que apreender a mamar para pegar alta, só que já estavam acostumadas com a comida fácil da sonda e como eu não tinha muito estimulo delas, não conseguia produzir leite para as três.
Pessoal, elas mamavam de duas em duas horas. No início dos primeiros dias 2ml, depois 8ml, no dia seguinte 20ml, nos últimos dias 40ml. Pensa que isso multiplicado por 3, Haja leite ! No inicio era o meu leite mais o leite do banco de leite. Depois era o meu leite, banco de leite e leite industrializado e, pior ainda, deram leite industrializado na mamadeira. Mas mesmo assim persisti na amamentação, pois mais uma vez queria dar o melhor para Mariana, Rafaela e Andressa.
Fiz assim que eu fiz: uma mamava no peito e as outras duas eu tirara o leite para colocar na mamadeira. Mas fui orientada a não tirar leite com “bombinha elétrica para tirar leite”, pois o bico poderia ficar maior ainda, e ai que as meninas não iam conseguir mamar. Então ordenhava manualmente. Passava o dia inteiro tirando leite.
Lá no “Cantinho do Leite” conheci mães maravilhosas, que tinham seus filhos há mais tempo internados na UTI. Essas super mães que me ensinaram como tirar leite e como funcionava a rotina do hospital. Na verdade ela me deram uma lição de vida, mesmo naquela situação complicada que é ter filhos internados na UTI. Sempre muito alegres, solidárias e prestativas, nós nos chamávamos “amigas do Peito”. Com algumas mantenho contato até hoje.
Finalmente chegou o dia de elas terem alta (9º dia UTI). Ninguém tinha me avisado que elas teriam alta naquele dia. Fiquei louca, pois não sabia como cuidar delas ! Então falei com a médica responsável pela UTI, que me mandou para o apartamento para me ambientar com as crianças. 

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Photo slideshow created with Smilebox

0 Amamos seus comentários:

Postar um comentário

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa