O medo




         
         As meninas agora estão na fase de dizer que tem medo de tudo, mas o principal medo do trio é o medo escuro. Não sou do tipo que gosta de fazer medo em criança para conseguir as coisas (ex. de coisas que já ouvi e não curto: menina faz tal coisa senão o bicho papão vai te pegar), também não tenho muita paciência/jeito para gente medrosa, acho que medo normalmente é falta de informação/habilidade (Ex: minha mãe tem medo de andar de barco, o motivo: ela não sabe nadar, nesse caso falta de habilidade).
          As meninas tinham medo de gente de máscara. Um dia fomos a uma festa do Dia das Bruxas, então peguei um dos meninos da festa e pedi para ele tirar a máscara para as meninas ver que era uma fantasia e não um monstro de verdade, para que as meninas não se criassem com medo (nesse caso falta de informação).
            Mas uma coisa que não estou conseguindo tirar é o medo de dormir no escuro. Elas dormem com o abajur ligado (mesmo assim elas reclamam que está escuro só que eu digo a elas que tem a luz do abajur). Assim que dormem desligo a luz. O problema é quando elas despertam de madrugada, é uma gritaria. Durante o dia ficam comentando que tem medo de escuro.
           Já tentei dizer que aquele quarto delas não tem nada, já enumerei as coisas que têm no quarto, já falei para não terem medo que mamãe e o pai estão ali com elas, que nada vai lhes acontecer (o que mais ajuda o trio a se acalmar) etc., mas nada tem surtido o efeito que desejo, que é elas perderem definitivamente o medo do escuro.
           Então mães/pais da blogosfera, vocês têm alguma dica para me ajudar ? na verdade gostaria que vocês me indicassem livros de histórias, que ajudassem através do lúdico, ajudar o meu trio a perder o medo do escuro.

8 Amamos seus comentários:

  1. Eita amiga
    Ainda não passei dessa fase
    Mas vai ensinando todo os dias ao trio que não tem nada que elas vão perder esse medo
    Nova parceria no meu cantinho, venha conhecer

    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letteia realmente espero que passe logo, mas todos os dias eu converso com elas explicando que lá é o quarto delas, que não existe nada para ter medo, etc....
      Mas se apagamos qualquer luz da casa , pronto! já é motivo de gritaria do trio.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  2. Ihhh amiga é complicado, o Davi perdeu o medo sozinho, mas era muito novinho. Que tal vocês fazerem uma expedição pelo quarto escuro, vocês 5, ir conhecendo como as coisas se parecem no escuro. O que causa mais medo é que as sombras das coisas parecem bichos e o que mais a imaginação das pequenas mandar, então talvez ajude você mostrar os cantos do quarto no escuro junto com elas, por que no claro não vai adiantar, elas vão achar que sempre será diferente.

    Espero que ajude.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacks adorei a dica, vou tentar depois digo se deu certo.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  3. è um medo recorrente eu durmo no escuro, mas confesso que até hoje eu não gosto de levantar sozinha para ir na cozinha etc e tal, e eu não sei qual é a explicação para meu medo rsrs, amiga se souber de alguma coisa volto para lhe falar.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gélia eu adoro o escuro se pudese trabalhava no escuro, só com a luz do computador rsrsr. Adoro andar no escuro pela casa.
      Obrigada pelo carinho e caso encontre algo me avisa tá :)

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  4. Quando eu era criança morria de medo de escuro e lembro que o que me ajudou foi uma vez que fui para um acampamento com crianças. Entre inúmeras atividades tinha uma que era a "caça ao tesouro", em que a gente andava pelo local com todas as luzes apagadas, só com lanternas. A diversão era achar os prêmios, então corríamos mesmo sem as lanternas.

    Talvez você pudesse adaptar para o quarto delas... :)

    Cibele - São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cibele amei a dica, muito obrigada mesmo.
      Vou tentar espero que ajude minhas pequenas medrosas.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa