Isso é questão de educação doméstica


Imagem tirada do google

Tem algumas coisas que as meninas fazem que acho muito fofinhas, mas também acredito que seja questão de educação doméstica, vou citar algumas coisas.
Quando elas fazem xixi ou cocô no penico, pegam o penico e vão no vaso sanitário que fica no banheiro, o penico fica na nossa sala (ninguém merece, mas faz parte dessa fase de adaptação), jogam o que fizeram no vaso, pegam a ducha, jogam água dentro do penico (deixando tudo limpo para a próxima que vai usar, lógico que dependendo do que foi feito nós temos que fazer uma segunda limpeza :)) e depois colocam o penico na base novamente na sala.
Outra coisa que acho lindo as meninas fazerem: quando elas comem ou bebem, o que é lixo elas jogam na lixeira e se for algo de uso diário vai para a pia. Exemplo: potinho de iogurte vazio, saco de bolacha e etc. vai para o lixo. Colher, pratinho, caneca, mamadeira vai para a pia.
Quando elas jogam biscoito no chão correm para pegar a vassoura, lógico que elas espalham a sujeira mais do que limpam, mas o que vale é a intenção, né gente. Se derramam algo no chão correm atrás do pano de chão.
Quando brincam com os brinquedos, quando terminam elas vão e os guardam, isso elas sempre fazem reclamando, mas fazem assim mesmo.
Fico no estado de pavão macho de tão pomposa quando vejo elas fazerem isso. Aí tem gente que vira para mim e diz: “mas elas são muito pequenas para fazerem tais atividades”. Sim, eu concordo, mas isso não significa que elas não devam começar a ter educação doméstica, pois para mim isso é educação doméstica, você cuidar do local que vive, pois se você não cuida da sua casa como vai ter cuidado com as coisas dos outros ?
Mesmo que durante a semana tenhamos empregadas domésticas para cuidar da nossa casa, isso não significa que elas não possam manter a casa em ordem, pois final de semana e à noite ficamos sem secretária para nos ajudar e aí já pensou se depois de passar o dia todo trabalhando, quando chegar à noite em casa além de ter que cuidar de três meninas e ainda ficar igual uma louca recolhendo as coisas delas, ninguém merece né ?

Vocês concordam que temos que ensinar nossos filhos desde pequenos a cuidar do local em que vivem?.

Imagem tirada do google

Imagem tirada do google



11 Amamos seus comentários:

  1. Amiga, concordo completamente!!! A educação vem de casa, e você não ta explorando nada, elas estão fazendo coisinhas fáceis que só ajudam no desenvolvimento, parabens

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!
    A educação vem dos pais, tenho 2 meninos e ensino a limpar o que sujou, guardar o que bagunçou, lavar o que usou.
    Homem também deve aprender essas coisas.
    Tenha uma semana especial!
    Com carinho

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  3. Super apoiadoooooooooooooooooooooooooooooo
    com certeza elas vão ser adolescente e depois adultas
    conscientes de tudo que tem q fazer
    e responsaveis ;)
    parabéns mamãe
    e isso mostra o quanto vc se dedica
    e mesmo sendo 3
    ensina tudo de melhor para elas
    bjãooo

    ResponderExcluir
  4. Amiga, vc está super certa!
    Joseph tb tem o costume de comer e levar na pia o prato, talher... claro que às vezes passa batido e vemos um potinho de danone pelo chão, mas quando peço ele prontamente pega. Brinquedos espalhados... sempre rola, às vezes ele mesmo cata, e quando estou arrumando e limpando o quarto dele lá ele ajudar... acho saudável e importante ele ter suas tarefinhas...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você absolutamente.
    E rachei de rir com o o estado de pavão macho. Kkkkk

    ResponderExcluir
  6. É isso amiga, tb faço minha turminha ajudar,pois não tenho secretária e tb acho que o que é nosso tem que ser cuidado e protegido, e isso se aprende em casa na prática, me identifiquei com algumas dessas atitudes nos meus filhos tb,parabéns
    http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente
    Aqui vou fazer o mesmo
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. amiga vejo que você tem educado suas filhas da melhor maneira
    se elas fazem é por que tem um maravilhoso exemplo
    eu sou sim a favor
    acho que é desde da barriga
    que formamos nossos pequenos

    linda noite bjs
    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. é de pequeno que se torce o pepino :)
    to sem acentuacao e com Zoe no colo kkkk
    hoje consegui ver blogs, ja q teoricamente estou de ferias kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente! E essa ultima imagem que vc deixou é uma verdade que muitos nem param para pensar!!!
    Aqui, parece besteira, mas toda vez que o Davi toma um iogurte por exemplo, eu dou o potinho vazio na mão dele, seguro a outra mão, o levo ate o cesto do lixo e o ensino a jogar o potinho no lixo... Esta funcionando, ja achei ate meu celular no lixo! Rsrs

    Diariodematernidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Com certeza, e como diz aquele ditado: "educação vem de berço"!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa