Assunto difícil de ser abordados com com criança


Estava conversando com minhas três meninas.
Então a Mariana me pergunta: “Mãe, a minha madrinha é tia Brena e tio Alfredo?”,
Eu falei: “não filha, seus padrinhos são Tio Ronaldo e Tia Fabíola”
Mariana - “Quem são os padrinhos da Dêssa [Andressa]?”
Eu -“os padrinhos da Andressa são: Tio Adriano e Tia Annabelle”
Mariana - “Quem são os padrinhos da Afa[Rafaela]?
Eu - “Os padrinho da Rafaela são: Vovó Tilde e Tio Alfredo”
Nessa hora a Rafaela pula e fala “a vovó Tilde não é minha madrinha”
Eu - ”Filha, sua avó é sua madrinha sim.”
Rafaela: “Não é não”. Aí ela aponta para as fotos que ficam na parede (na parede da minha casa tem um mural de fotos do meu afilhado Felipe, lá tem fotos deles ao nascer, no batizado e em outros momentos, lá tem umas fotos da família e dentre as pessoas que aparecem nas fotos está minha ex-cunhada Kathellen). Então me lembro que há muito tempo atrás eu falei para Rafaela que sua madrinha era a Kathellen, a ex-noiva do meu irmão que faleceu em um acidente de trabalho, conforme postado aqui.
Aí eu falei: “Rafaela, sua madrinha era a tia Kathellen, só que ela morreu e virou uma estrelinha e a vovó Tilde virou a madrinha da Rafaela.”
A Rafaela ficou me olhando e disse: “Mamãe, a tia Kathellen é minha madrinha, eu gosto muito de estrelinha”, depois disse: “Ela virou uma estrelinha linda lá no céu”.
Juro que tive vontade chorar nessa hora, dei um abraço nela e tentei conversar sobre outro assunto, mas meu coração se desmontou todo, fiquei pensando como ela lembra de quando ela era pequena e mostrava a foto da minha ex-cunhada e dizia que ela era sua madrinha de coração, pois realmente se estivesse viva a Kathellen seria a madrinha da Rafaela, mas devido ao acidente tivemos que escolher outra madrinha, então escolhi minha mãe pois sabia que ela estaria sempre presente com as crianças.
Juro que não entendo até hoje como uma pessoa maravilhosa, linda pode ter morrido tão jovem, às vezes quando vejo a Rafaela sapeca me ponho a pensar se a Kathellen estivesse viva como seria a relação das duas, pois minha cunhada antes de morrer, fugia para ir lá para casa, parece que queria viver intensamente aquela relação pois parecia que sabia que ela seria interrompida a qualquer momento.

Escrevo este texto com lágrimas nos olhos, pois até hoje a saudade ainda é muito grande, meu irmão arranjou uma outra pessoa maravilhosa para seguir sua vida, mas isso não impede de sentirmos saudade de uma pessoa muito querida como foi Kathellen.

Coincidência ou não esse assunto ser abordado bem perto do aniversário da Kathellen, pois caso estivesse viva no dia 03/12 faria mais uma aninho de vida. Bom, no meu coração ela estará sempre viva e parece que no da Rafaela também, mesmo minha filha só tendo convivido com sua “dinda” por 2 meses.


Meus três tesourinhos e Tia Kathellen
Logo que a Rafaela chegou no quarto, após sair da UTI
Cuidando da afilhada de coração

Kathellen com a Mariana

O nosso primeiro natal

Minha cunhadinha como nos chamavam carinhosamente e a Andressa

Ela sua sua afilhada começando a ficar fofinha

Olha o presente que ela deu para Rafaela

Olha a Nega como era - Rafaela

Kathellen e Rafaela

Na visista do Dr. Lourivaldo lá estava ela me ajudando

Outra foto da visita


 Post Relacionados:

17 Amamos seus comentários:

  1. Oi Desirée, é difícil mesmo de abordar. Eu mesma nunca sei direito como falar muito nisso. Mas a sua menina conduziu muito bem. Ela tem uma madrinha linda que é uma estreilha lá no céu.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida um assunto intrigante...Dan ainda não despertou para isso porque não tivemos alguém tão próximo que tenha falecido logo que ele nasceu...
    A saudade de alguém querido é sempre algo que nos deixa um pouco para baixo, mas o melhor a fazer é lembrar o quanto essa pessoa nos fez bem enquanto esteve do lado de cá...pelo menos é assim que penso quando lembro dos meus entes queridos...
    beijos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Assunto difícil, triste, mas é a vida, embora nem sempre a gente consiga entender algumas coisas, né? Sem dúvida, um desafio em tanto uma mãe falar sobre a morte e a saudade daqueles que não estão mais conosco para seus filhos. Me emocionei! Bjs Mari

    ResponderExcluir
  4. Nossa Dé me encheu o olho de agua
    dah pra ver pelas fotos
    o quanto ela amava as meninas
    e te ajudava mesmo ;)
    Deus precisa de pessoas boas por perto dele também
    é triste mias é a realidade né
    e deixa a Rafa continua com a dindinha dela que agora é uma estrelinha
    iluminando ela lá de cima
    bjaoooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Nossa que triste,ela era tão bonita e jovem,essa semana minha amiga perdeu a filha de 4 meses,ela estava com uma senhora que cuida de crianças á anos,ninguém sabe ainda o que aconteceu,nossa é tão triste e agente fica sem entender o pq,sei que Deus sabe o pq temos que passar por certas provações,mas é difícil de entender,imagino para as crianças então,ainda bem que vc explicou de uma maneira que ela compreendeu?bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, tão jovem! Realmente este é um dos assuntos mais difíceis de tratar! Mas sua filha foi muito fofa, super especial!

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga, não aguento ver isso e me derramos em lágrimas. É muito triste perder alguém querido!!!
    Caio, o melhor presente

    ResponderExcluir
  8. Oi, Desirée, tenha a certeza de que a Kathellen, na condição de estrelinha, está muito feliz com o carinho de vocês. Todas as vezes em que a saudade bater, peça a Deus que a ilumine, e a vocês todos.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oh minha irmã, amo tanto vc. São muitos os momentos q lembramos da Kathleen e todas as vezes ficamos com os olhos cheios de lágrimas, imagino como deve ter sido dura essa conversa para vc, mesmo a Rafa sendo essa doçura de criança. Obrigado pela palavras, recordações e fotos aqui postadas, é parte das nossas vidas que macaram. Kathleen estava tão feliz em ser tia, saudades eternas dessa mulher que jamais deixarei de amar. Com o coração apertado aqui, mas conformado, pois só Deus sabe a missão que temos nessa nossa passageira vida.

    ResponderExcluir
  10. A saudade sempre estará presente ainda quando essa pessoa era tão querida... ainda é com certeza e será lembrada sempre!
    Deve ser complicado explicar esses assuntos com as meninas porque são padrinhos e madrinhas diferentes mas achei fofo e sua filha linda dizer que gosta que seja a Kathellen a madrinha dela.
    bjs.

    ResponderExcluir
  11. Não é fácil, mas necessário, pois a morte faz parte da vida. Quando mentimos ou evitamos falar a verdade sobre a morte de um parente ou amigo para a criança, ela cresce não entendendo o ciclo da vida e nunca estará preparada para perdas da fase adulta. É preciso falar sobre dor, saudade e amor. Acho que assim conseguimos chegar nas boas lembranças. Os meus perderam uma tia avó muito querida, há dois anos. Falamos a verdade, do quanto estávamos tristes, mas que era preciso superar e transformar a dor em lembranças boas. Temos o hábito de falar sempre dela, ver fotos, buscar presentes e dar risadas. Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  12. Mana, realmente a morte é um assunto difícil de lidar. Infelizmente sei disso pois sinto muita falta dos meus avós até hoje, principalmente da minha vózinha que estava comigo em todos os momentos... O que nos resta é pensarmos que as pessoas queridas que se vão com certeza estão em um lugar bem melhor ao lado de Deus! Outra coisa: acho super importante você falar sempre sobre a Kathellen com elas, para que elas possam saber o quão ela foi especial na vida de todos! Beijos, amo vocês S2

    ResponderExcluir
  13. Não é facil mesmo perder ninguém, ainda mais quando amamos desse jeito, a memória da criança é uma coisa incrivel mesmo, elas se lembram muito bem do que falamos, querida espero q Deus conforte o seu coração
    Bjinhos

    seguindo seu cantinho

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda que Zoe não fale verbalmente, ela me diz coisas com as expressões.. e eu já tenho trabalho em responder algumas coisas... bjs

    ResponderExcluir
  15. Ai amiga... meus olhos tb se encheram de lágrimas por ver o carinho da pequena com a sua madrinha que virou estrelinha... é como vc disse parece que ela precisava estar presente intensamente naqueles dias... mas será lembrada pra sempre por vocês, uma perda sempre trás saudade, bjs

    ResponderExcluir
  16. É difícil mesmo, ainda mais quando é alguém com próximo convívio e/ou laço afetivo. Muito emocionante o que vc contou no texto e, apesar de não ter conhecido sua ex-cunhada, ela aparenta ter sido uma boa pessoa e que sempre estava por perto, é o que transmite pelas fotos. Hoje, ela é um anjo que estará sempre protegendo as suas lindas meninas.
    Beijos,
    Larissa Andrade.
    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa