Dicas de livro infantil


Meu trio são crianças bem ativas, mas no geral são bem obediente e educadas, principalmente quando estamos na rua, graças a Deus elas são assim. Se tem que fazer as tolices, estas são feitas em casa. Tanto que quando chego na rua as pessoas custam a acreditar nas histórias que conto das sapequices do trio.
Porém tenho uma princesa chamada Andressa que tem um gênio bem difícil de lidar, pois para ela o mundo gira ao seu redor. Pior, ela pensa que é filha única e ela tem um coisa que preocupa muito: ela sempre quer mais, nunca está satisfeita com as coisas que fazemos para ela, sempre achando pouco ou desdenhando das coisas que compramos com muito sacrifício para ela (pois você tem que lembrar que tenho trigêmeas, então tudo que compro tenho que comprar 3 vezes).
Vou contar um episódio para vocês. Mês passado dei tablets para trio (da positivo) e ganhei um do meu marido. Então essa semana a Andressa queria brincar no meu e eu disse: “filha, brinca com o seu”. Ela respondeu: “o meu é eca, o seu é legal”. Nossa, fiquei muito triste com a reação dela, sei que ela é uma criança que não tem nem 3 anos, mas na hora eu disse: “o que é isso filha ? a mãe comprou um tão legal para você”, mas a minha pequena continuava a dar um show, então o pai disse: já que ela não quer o dela que ele ia ficar com ele, já que ele não tinha um ou ia dar para uma criança que não tivesse pois ele tinha certeza que outras crianças iam gostar do brinquedo que ela não achava tão legal. De repente ela parou com o show e foi brincar com seu aparelho eletrônico. Também sei que coisa de mãe é mais legal, mas não aprovei o comportamento dela, lógico que sempre na minha presença deixo elas brincarem com o meu.
Esse foi só um episódio e sempre tento conversar com ela sobre como aquilo que lhe damos é legal, é bom, foi o melhor que podemos comprar para ela, aí normalmente ela aceita, mas passa o tempo e ela já está reclamando novamente de alguma coisa.
Até coloquei o apelido nela de Vovó Andressa, ainda brinco como ela dizendo “que ela é senhora bem velhinha”, coitadas das avós do trio pois elas são bem legais e não reclamam tanto que nem a Andressa, mas fazer o quê ?. Então normalmente quando faço isso ela sorri e vê que está muito chatinha e também dá uma trégua nas reclamações.
Então além das conversas e de algumas ações com mais energia, resolvi correr para meus amigos livros, que têm me ajudado muito na criação do trio, pois através das histórias já tirei medo de escuro - pelo menos reduziu muito -, já me ajudaram a ensinar as palavras mágicas “obrigada, por favor e outras“, as meninas são crianças que dividem seus brinquedos com outras crianças e entre tantas outras ajudas que não cabem aqui no momento.
Então comprei alguns livros da editora Todolivro, tem uma coleção bem legal nela Aprendendo Sobre e nessa aborda“... As criancinhas vão descobrir o quanto é importante ajudar os outros; como é bom compartilhar as coisas com seus amigos; que obedecer é crucial e evita perigos; que a melhor opção é sempre contar a verdade!

Aprendendo Sobre: Coralina Aprende a Ajudar

  • EAN: 9788537614303
  • Autor: Little Pearl Books




 Aprendendo Sobre: Milo Aprende a Obedecer
  • EAN: 9788537614310
  • Autor: Little Pearl Books

Aprendendo Sobre: Silvino Aprende a Falar a Verdade

  • EAN: 9788537614327
  • Autor: Little Pearl Books

Aprendendo Sobre: Tobi Aprende a Compartilhar

  • EAN: 9788537614334
  • Autor: Little Pearl Books


As meninas adoram ouvir essas histórias, mas um livro que tenho lido muito para Andressa é SER AGRADECIDO (EAN: 9788573987690, Autor: Santos, Suelen Katerine A.)


Essa história de garotinho que vivia reclamando de tudo, o coleguinha dele diz que ele não deveria reclamar tanto já que Deus é muito bom com ele, então o garotinho passa por uma situação complicada e com isso ele começa a agradecer pelas coisas que ele tem, na verdade ele apreende/descobre que gostava das coisas que ele tinha.

Essa é sinopse da editora: “Quando nos tornamos amigos de Deus, conhecemos o que ele tem de melhor para nós. Sua bondade, seu amor, seus planos e propósitos a nosso respeito são infinitos. Caminhando com ele, lendo a sua palavra, descobrimos quão importante é ser agradecido, e entendemos que essa prática se refere à aliança que temos com o Pai. De maneira envolvente, cada história revela o quanto é bom é sermos amigos de Deus. “

Espero que esse livro me ajude a mostrar para minha meninas como Deus é maravilhoso com ela, que me ajude a lhe mostrar como ela é amada, que ela tem mais coisas que jamais sonhei em ter na minha infância, que ela tem oportunidades que muitas crianças nunca vão ter, que no lugar de reclamar ela deve agradecer e ver como ela é abençoada.

Obs.: Esse texto não é editorial, não recebi nada para falar dos livros, não ganhei os livros, comprei com meu próprio dinheiro, só estou indicado pois como gostei resolvi compartilhar com vocês.


Espero que gostem das dicas que dei leitura e se tiverem alguma sugestão de leitura para minhas pequenas, vou adorar receber as dicas de vocês. Se vocês tiverem alguma dica como devo ajudar minha menina, não deixem de comentar, essa tri-mãe agradece muito.

14 Amamos seus comentários:

  1. rsrrsrs essa andressa é uma graça
    adore os livros bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito boas dicas! Daniel aprende muito quando leio pra ele, principalemnte quando quero dar um bom exemplo. Acho que os livros são fundamentais nessa formação das crianças. Parabéns por estar incentivando suas meninas! Esse sim é um vicio que podemos e devemos incentivar, né?! Beijo e bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Desirée. Que belo e verdadeiro depoimento. É preciso ter coragem para falar das artimanhas dos nossos pequenos, mas afinal, estamos aqui para falar sobre as dores e alegrias...

    Como mãe, penso que vocês estão no caminho certo. Conversam bastante, que acho primordial, explicando os valores da vida e tomam atitudes (como o papai da Andressa tomou) que servem de lição para que a pequena possa sentir o que está acontecendo. Parabéns para os dois. Acho que é por aí. Se não quer o tablet, fica sem. Mas nunca ceder e dar o da mamãe nessa hora, ou comprar outro pq ela não quer. Falar "não" e dar limites é amor.. muito amor e queremos ver nossos filhos no caminho reto. É assim que conseguiremos, com firmeza e sabedoria de pai e mãe.

    Decerto que ela é nova sim, mas é de pequena que deve ir amadurecendo em sua cabecinha e coração o que realmente é importante para a vida e que no Trio só cabe amor e partilha.

    Os livros que citou parecem ser ótimos. E creio que tirarão grandes lições. De imediato e diretamente no tema não me recordo de algum mas posso indicar um que comprei para Maria que fala que mais importante que ter é a partilha do amor de irmão e doação, da amizade. Talvez ajude pra esses conflitos de alguma forma.

    "A economia de Maria" Se quiser espiar a resenha vou deixar o link no meu blog
    http://www.bolhinhasdesabaoparamaria.com.br/2013/02/a-economia-de-maria.html

    Que Deus abençoe vocês a continuarem assim: firmes no caminho da fé e bons ensinamentos. Beijos queridas!

    ResponderExcluir
  4. OI Desirée, é impressionante como os filhos são diferentes entre si, né? A Andressa tem o emperamento dela e o bom é que você está atenta e percendo o que ode melhorar. Atuar com leitura de forma lúdica é um bom caminho. Adorei o post sincero e as dicas de livros.
    Um ótimo final de semana pra vocês
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  5. Livros são umas das melhores heranças que podemos deixar para nossos filhos!
    O diálogo em todas as idades é o melhor remédio para uma boa educação e você é uma mãe exemplar!
    Bj

    Femme- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante vc expor aqui essa atitude da sua Andressa,sei como mãe que eles tem esses momentos um tanto egosístas e possessivos sim,e cabe a nós termos toda a sabedoria pra saber lidar com a situação,agindo com calma e firmeza, ensinando o comportamento adequado e esperado como vc fez.Eu sempre penso que essas experiências nos disciplinam tb,pois como adultos podemos aprender com nossas crianças.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Desirée!
    Bacanas as dicas dos livros! O que tenho para indicar a vc é "Ted é Educado", da editora Ciranda Cultural, um livro com linguagem fácil, poucas páginas, imagens grandes e creio que apropriado para a faixa etária do trio. Nele, Ted aprende que é bom quando se pede desculpas, agradece e divide seus brinquedos (já que um dia o seu coleguinha não quis emprestar e ele viu que isto não é legal). Se você comprá-lo, avisa se elas gostaram! Espero ter contribuído!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. amiga não sei por que as crianças amo o nossos
    e não gostam dos delas
    a minha é assim conversamos muito ensinando
    como vc mesma disse que o que dou a ela é muito especial

    amei as dicas de livros tava precisando

    linda madrugada bjs


    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito das dicas!!! Aqui as crianças também se comportam muito bem em público...HEHEHEHEHE...

    ResponderExcluir
  10. è amiga
    tem que ler mesmo
    Com 3 deve ser mas complicado ainda
    Mas Deus te dar forças e sabedoria para educa-las
    E elas são fofas...
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desirée, muito obrigado pela serenidade que suas msgs me deram. Melhor dito, nos deram. Zoe está feliz e saudável. Muita paz para vc e famiília. Agora vou pesquisar sobre os livros. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Livros são umas das melhores heranças que podemos deixar para nossos filhos!
    O diálogo em todas as idades é o melhor remédio para uma boa educação e você é uma mãe exemplar!
    Bj

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa