Agora sou eu



Meninas nunca ouvi tanto essa frase “Agora sou eu “como nessa fase das meninas, nunca fui muito de incentivar a autonomia das meninas, para mim era mais fácil eu fazer as coisas eu mesma nelas, mas mesmo assim meus bebês estão teimando comigo, insistem em crescer tão rápido (queria ter bebês por mais tempo ) e agora quando vou colocar o sapato nelas, “agola sou eu”, vou colocar a blusa ou calça ou bermuda “agola sou eu”. É isso mesmo: crianças com menos de 2 anos e meio querendo fazer as coisas sozinhas, em alguns momentos é até bonitinho ver que seu bebezinho está crescendo, principalmente quando vc tem tempo, mas quando vc precisa sair e para qualquer coisa que vc fizer porque elas ainda não sabe se vestir, põem roupas do avesso ou colocam braços onde não deviam, não sabem abotoar os sapatos, isso tudo multiplicado. Vou lhes dizer: isso é teste de paciência.


Algumas atividades como a escovação é um processo de negociação árduo. Ultimamente tenho apreendido com o “agora sou eu” mais que qualquer curso de negociação no trabalho me ensinou rsrs (é porque como analista de sistema temos curso como encantar o cliente/como negociar com o cliente etc.), então sempre digo: primeiro a mamãe depois vc, então elas deixam eu escovar, mesmo reclamando muito, muitas birras afii.


E não é só os sapatos e roupas que agora elas querem fazer tudo sozinhas, se comem jogam os pratos e talheres na pia (dessa parte eu até gosto rsrsrs), se tomam o iorgute jogam os copinhos no lixo (dessa parte eu também gosto ) e talheres na pia e muita outras atividades e isso facilita e muito.


Essas autonomias estão mais fortes na Rafaela e Mariana, a Andressa é outra história que contar em outro post.


E vocês já passaram por esta fase de autonomia infantil? Digam-me, ela passa rápido? Como vocês fazem para contornar tanta autonomia em pessoas sem tantas habilidades?

10 Amamos seus comentários:

  1. Oi Desiree,
    A tendencia e so aumentar hein...eles vao crescendo e evoluindo e, nós, pais, somos os principais responsáveis pelo desenvolvimento saudável de tantas habilidades deles.
    Apesar do trabalho, é gostoso e dá uma mega saudade quando eles já deixam de ser bebezinhos.
    Bjosss
    Larissa Andrade.

    http://www.maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, é impressionante como eles se desenvolve rápido, já sinto saudade :) de quando eram bebezinhas :(

      Tri-beijos Desiréé

      Excluir
  2. Desiree,meninas são mais independentes que meninos!Acho bom elas terem essa autonomia, sinal que vc as está educando bem,pois eles precisam aprender a fazer as coisas sozinhos.Minha filha,quando pequena, tb foi assim e foi legal pra ela que até hoje se vira muito bem pra fazer suas coisas!Parabéns a vc!bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne fico boba como todo dia tem novidade, um dia querem escovar os dentes, no outro dia querem escovar os cabelos, no outro já sabem colocar roupas/sapatos, todo dia o vocabulário aumenta no velocidade absurda. Eu as ajudo a se desenvolverem, mas fico com a sensação que está tudo muito rápido.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  3. Desirée, amei o seu blog e suas meninas são lindas!! fiquei feliz de saber da proximidade de idade delas com os meus, é mais uma mãe para eu trocar idéias de educação :-)
    Eu sou a favor e sempre estimulei a autonomia. Concordo com Anne que diz que as meninas são mais independentes do que os meninos, mas quando estimulamos a coordenação motora deles, mesmo os meninos gostam de se sentir independentes também. A exemplo do meu Nicolas que desde 1 1/2 ano sabe calçar os sapatos e tênis sozinho. Mas ele tem uma coordenação motora fina super desenvolvida. Agora ao contrário de vocês, fico feliz em ver a fase de bebezinho passar, sempre sonhei com eles mais velhos e me questionando as coisas. Outra coisa que sou igual a você é colocar em prática algumas técnicas que aprendi nos cursos corporativos, como negociação, liderança, motivação. Esta aí uma boa idéia de post.kkkkk.
    bjos para vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teka não é que não goste que as meninas se desenvolvam, gosto, mas vamos ser sinceras vocês está com aquela pressa para sair ai a criança resolve fazer as coisas sozinha, sabemos que isso vai levar no mínimo o dobro do tempo, fora que mesmo não tendo muita habilidades não aceitam ajuda, é disso que não gosto, tanto que menciono no texto que quando estamos com tempo é lindo. Fora que tem coisa mas gostosa que quando elas sai correndo todas felizes para jogar alguma coisa no lixo ou na pia, dá um orgulho de ver que vc está ensinado as coisas direitinho

      Fiquei muito feliz com sua visita volte muitas outras vezes :)

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  4. Os filhos crescem, e agente nem ver né?!
    http://principecaioandre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaty menina sei que clássica essa frase, mas o tempo está voando, ai vc fica com a sensação de já passou essa fase, pedir a melhor fase dos meus filhos.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  5. Adorei o post! Como vc sabe eu sou pró-autonomia, desde sempre incentivei, mesmo que isso leve um pouco mais de tempo pra sair, ou que eles fiquem bravos qdo eu mesma faço. Sou fã da linha Montessoriana, onde existe muito estímulo para independencia.

    Bjs, saudades!

    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia nem preciso incentivar as meninas, elas já são bem independentes, mas também não desestímulo, sempre dou parabéns pelas coisas novas que elas fazem, comemoro com elas suas vitórias pessoais, o que não gosto é elas não terem habilidades e não aceitarem ajuda, ai quando vc tem horário para cumprir e as meninas fazem aquele escândalo por vc fazer para elas as coisas.

      Também estou com saudade de vcs

      Tri-beijos Desirée

      Excluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa