BC - Consumismo



Fui convidada a participar de BC superespecial onde aborda-se o tema “Consumismo”, proposto por Nádia.
Consumista todos nós somos, qual é a mulher que não gosta de sapato/bolsa/roupa nova ? o que temos que pensar é em como dosar para que um desejo de obter algo legal para você, para sua família não se torne um tormento para família, realmente você precisa mil bolsas/sapatos?, acho que não. Eu e meu marido somos pessoas sem muitos luxos, gostamos de comer bem, de viajar pelos uma vez por ano, para isso precisamos sempre nos planejar com bastante antecedência, mas até agora tem dado certo, pois gostamos de viver em paz, com as contas que caibam nos nosso bolsos. Isso não significa que às vezes não ficamos sufocados com tantas contas, mas tentamos que essa situações sejam exceções e não regras.
Com a chegada das crianças os custos lá de casa subiram quase para a lua, pois não vieram só as 3 crianças de uma vez, vieram tios, avós, todos outros parentes que carinhosamente sempre vem visitar o trio, babás etc. Numa casa onde havia um casal que vivia relativamente tranquilo financeiramente, tivemos que sentar, planejar os gastos e mudar algumas prioridades. Hoje por exemplo não saímos com a mesma frequência que saímos antes da chegada das crianças, não assistimos todos os filmes que são lançados no cinema, mas ainda assim somos tão felizes ou quem sabe diria somos mais feliz do que antes, pois precisamos ajustar nosso orçamento, mas todo dia temos a alegria de encontrar aquelas coisinhas mais lindas do mundo fazendo uma festa tão grande quando chegamos ou chorando quando saímos quando vamos trabalhar (isso é de cortar o coração).
Com relação às crianças no início fiquei um pouco deslumbrada, comprava brinquedos para elas cada vez que passava por uma loja, isso multiplicado por 3, mas depois percebi que crianças gostam de coisas simples, que elas gostam de brincar com caixa de papelão, colher, prato, etc. que se nós dermos um papel e lápis de cor/tinta/ cola etc e ficarmos brincando com elas, elas irão gostar muito mais, na verdade criança gosta de atenção, de carinho, de um tempo dedicado só a elas. Isso não significa que não damos presente para as crianças, mas damos em datas especias, ou quando realmente queremos dar um presente fora de época, mas sem cobranças. Nesse ponto somos muito abençoados pois minha família paparica demais meu trio, sempre tem alguém querendo agradar as meninas lhes trazendo uns mimos e nós agradecemos sempre :), pois toda ajuda é sempre bem vinda.
Minhas meninas ainda são muito pequenas e graças a Deus não são crianças “pidonas”, já levei elas em loja de brinquedos, elas ficam deslumbradas com aquela variedade de brinquedos, mas se não pudemos levar nada, simplesmente falamos com elas, mostramos outras coisas e logo elas esquecem, sem fazer maiores confusões. Só no supermercado que quando as levamos sempre temos que dar uma parada na seção de iogurtes, mas é só dar uma garrafinha de iogurte para cada uma que elas deixam a gente fazer o supermercado sem maiores escândalos e sem pedir outras coisas.
Com relação à TV acho que ela influencia e muito as crianças a pedirem, mas como optamos que as crianças só assistam Discovery Kids, que tem uma programação com menos propaganda do que TV aberta - e mais educativa, as meninas até pedem quando estamos assistindo algo com elas mas no outro dia nem lembram mais o que pediram, uma fofas de marca maior.
Temos passado alguns valores no dia a dia como por exemplo que elas não podem quebrar as coisas, pois senão o papai e a mamãe vão ter que comprar aquilo novamente, com isso deixaremos de sair no final de semana ou então que não teremos dinheiro para comprar as frutas, as verduras, os iogurtes para elas, ou então que o papai precisará ficará trabalhando por mais tempo e com isso não poderá brincar tanto com elas, para poder dar conta de todos os gastos. Lógico que não é tão séria nossa situação financeira, mas é uma forma de elas entenderem mesmo tão pequenas que dinheiro não cai do céu e que temos que trabalhar para conseguir as coisas.
Se tiverem alguma dica para essa trimãe aqui de como ensinar algo legal para o meu trio é só deixar nos comentários.

30 Amamos seus comentários:

  1. muito bem amiga passando para BC
    ficou muito legal aqui também tenho tentado mesmo que tarde
    mais sei que vou conseguir
    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda

      Tenho certeza que vc vai conseguir, pelo que vi seu blog vc tem um grande aliado que é o seu marido.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  2. O caminho é por aí orientar os pequenos a cuidar do quem.
    Parabéns pela postagem.
    Bom domingo te aguardo no Papo de Mãe para ver minha BC e dar o seu comentário.
    Bju
    Toninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninha amei seu post, nunca tinha reparado na propaganda que vc mencionou.

      Acho que vc orientar é a melhor forma.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  3. Querida, imagino sua situação com 3 de uma vez só! As cças gostam mesmo do que é simples, nós é que queremos comprar coisas que às vezes elas ainda nem entendem!!
    Obg pela participação na BC.
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genis não sabia que vc estava organizado essa BC.

      Nossa o orçamento ficou uma loucura com a chegada das trigêmeas, mas graças a Deus logo nos organizamos, mas temos que nos policiar sempre :)


      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  4. Amei o texto, bem sincero e reflexivo. Muito bom ver que não sou a única mãe a passar por esses dilemas. Foi ótimo ver sua opinião.
    Obrigada pela participação na blogagem coletiva! Fiquei muito feliz ao ver seu post participando.
    Já vá se programando pra participar da próxima edição, dia 12 de maio, com o tema "TELEVISÃO, COMPUTADOR e VIDEO GAME". Vou contar com a sua participação, tenho certeza que você tem uma ótima opinião sobre esse assunto também. Vamos continuar trocando idéias, buscando o melhor para a educação dos nossos filhos!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite para participação da BV.


      Tri-beijos Desirée
      http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

      Excluir
  5. Oi querida mamãe!
    Passando para dar uma olhadinha na sua BC,
    também estamos participando.
    Adorei o post! Adorei a dica que o bom negocio é dosar o limites!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/2013/04/blogagem-coletiva-mamae-ta-de-olho-no.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatty,

      Eu já passeio no seu cantinho :) adorei sua história.


      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  6. Nossa, imagino como dever com 3 da mesma idade! Tudo triplicado, rs.

    Acho que que o caminho é por aí. É super válido explicar, ensinar a cuidar das próprias coisas. E você acertou em dizer que criança gosta mesmo é de atenção, carinho.

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia,

      Imprecionante como a gente quer comprar coisa cara e criança gosta de panela, caixa de papelão etc.
      Acho que explicando é o melhor camimnho, pois mesmo eles sendo pequininho eles entendem as coisas que nos conversamos, principalmente se vc explica de uma forma fácil e muitas vezes.

      Tri-beijos

      Excluir
  7. É um desafio tendo 3 ao mesmo tempo - ainda mais que, lá adiante, cada uma vai ter o seu jeito de pensar, né? Mas quando se tem só uma, risco de ficar dando tudo é grande - e talvez, para algumas pessoas, seja mais difícil até do que pra ti - que tens a consciência de que nã dá pra ficar fazendo pra 3 sempre! Ensinar a valorizar tudo desde pequenas, é fundamental, sem dúvida! Abs., também participei, aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marion lá na frente hoje elas já reagem ao mudndo de foram diferente.
      Tenho certeza que nada é por a caso, Deus sabia o que estava fazendo quando me enviou 3 presentes, pois se eu tivesse só um bebê acho que seria a criança mais chata do mundo, pois minhas meninas são as únicas netas dos dois lados da família ai pensa como elas são paparicadas.

      Adorie sua dica de quando as meninas se tornarem adolecentes abrir uma conta para cada uma hoje elas já tem poupança e Previdência privada.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  8. Oi querida, ufa... gastos multiplicados por 3, eita, só com muito jogo de cintura e conscientizando como vc está fazendo com seu pequeno trio.
    A vontade de comprar é grande, mas como vc mencionou são as coisas mais simples que chamam atenção... e como custamos acreditar nisto, não é?!
    Amo estar aqui e ver vc seu trio lindo, bjss

    Ah! aproveito pra te convidar da BC q acontece quinzenalmente às segundas-feiras, tem como tema Recordar, Aprender e Brincar - Vem participar, estamos te aguardando, bjss

    http://cphilene.wordpress.com/2013/04/07/bc-recordando-aprendendo-e-brincando-lembrete/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris

      Com tem 3 crianças temos que para pensar se precisamos de tal coisas com certa frequência, pois o acordo é o seguinte ou as 3 ganham ou nenhum ganha.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  9. Desde pequeno é preciso ensinar em que mundo vivemos.... minha mãe me ensinou isso.... nunca pedia nada a meus pais, desde cedo entendi o dinheiro e como funcionava. Depois, comecei a trabalhar com 13 anos e entendi mais ainda. Tento ensinar a Lara, como criança, mas não como consumista. Falar de igual pra igual, ser verdadeira. Acho que isso basta. Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea concordo com vc conversar com nossos filhos é muito importante e se puder adicionar o exemplo ai a formação está estabelecida.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  10. Nossa.. imagino como deve ser por aí. Imagina ter 3 meninas lindas a vontade louca de sair comprando tudo?? uhauha Eu seria assim.
    Aliás, sou assim. Estou mudando aos poucos e veio a calhar a BC que adorei participar.
    Temos sempre que ficar de olho mesmo. É algo tão sutil, que faz parte do dia a dia que nem me toquei do quão errado isso é..

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda no inicio eu surtei um pouco, principalmente para quem acompanhou minha luta para ter essas meninas, mas depois vi que aquilo não estava fazendo bem nem para mim e nem para minhas meninas, nem para família.
      Falando nelas, esse trio lindo está me ensinado a ser uma pessoa melhor todos os dias.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  11. Desirré.. criança é simples mesmo.. e nós que as vezes complicamos nossas vidas ou a tornamos consumistas (não é o meu nem o seu caso)

    Minha menina tb adorava coisas simples como toda criancinha.. Tralhas pra falar a verdade.e. ainda gosta... mas hoje com 6 anos ja pede as coisas... Mas sabe que não é tudo que damos.. O NÃO, o limite ajudam muito..

    Simplesmente falamos que não é preciso que ela tem outras coisas e pronto. Não tem discussão...

    É claro que agradamos como qualquer pais, mas tudo com boa dose de bom senso.

    E elas esquecem mesmo o que pediram hoje... E cabe a nós não lembra´-las de coisas que não precisam no momento...

    Você me perguntou sobre o cofrinho.

    Dei uma cofre, caixa, com chavinha e guardei a chave pra Maria não querer abrir.
    Ela juntou já uma vez.. Não aguentou esperar enchê-lo até o topo. Mas rendeu mais ou 55 reais.

    Foi até a loja, escolheu a sandália que ela queria. Pagou toda orgulhosa.

    Era uma sandália da Moranguinho que vinha junto um vai-vem. Ela ja havia pedido, mas como vi que era por causa do brinquedo, não demos.

    Já com o dinheiro e esforço dela, ela pode comprar.

    Vez ou outra damos uma pratinha pra ela colocar no cofre. Está juntando pela segunda vez.

    Quando acha pratinhas soltas em minha bolsa ou em algum canto da casa, tb deixo pegar.

    E assim vamos administrando e falando que tudo na vida é conseguido pelo esforço. E o cofre é do mesmo jeito..

    Acho que assim terá um começo de noção sobre economia e esforço para se conseguir as coisas...

    Parabéns pelo post e pela maneira de lidar com suas meninas.. Persista e continuarão assim..

    Beijos beijos...Obrigada pelo comentário no bolhinhas..


    www.bolhinahsdesabaoparamaria.com.br




    ResponderExcluir
  12. Adorie seu comentário é quase uma aula :) (aquele que vc tem ler várias vezes para absorver todo o ensinamento colocado nele), obrigada por me responder sobre o uso do cofrinho, muito esclarecedor.

    Tri-beijos Desirée

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil eu comentar pouquinho.rs.. ainda mais com um post que tem tanto a falar..
      Fico feliz que tenha gostado...

      A gente vai aprendendo com todas por aqui!

      Bem-vinda sempre! Beijos!

      Excluir
    2. Eu que agradeço você dedicado seu tempo
      a compartilhar comigo sua experiência, com certeza no hora certa irei utilizar com minhas meninas o cofrinho.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  13. Nossa, fiquei aqui imaginando todo seu gasto mensal, com 3 hehe. Não deve ser fácil.
    Adorei ler sua experiencia com o consumismo.
    Bjs,
    Mariana
    http://andogestando.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina os custos são realmente altos, principalmente com alimentação.

      Adorei sua participação na BC.

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  14. Guria, são depoimentos assim como o teu que me encorajam. Tenho duas meninas uma de 2 anos e 10 meses e a outra de 9 meses e me vejo louca, isso que eu não trabalho fora. Ando muito desgastada mentalmente, afinal nós mulheres desempenhamos muitos papéis. Aqui em casa tb só rola Discovery Kids e a Isabela não costuma pedir nada quando saímos, espero que continue assim, beijos nas tuas pequenas e especialmente pra vc. Parabéns pela família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita eu admiro as mulheres que cuidam de casa pois é um trabalho muito ingrato, quando a gente faz niguém repara e quando não fazemos ai todo munda fala.

      Obrigada pelo carinho, vou aprender muitas receitas com vc:).

      Tri-beijos Desirée

      Excluir
  15. Nossa, eu imagino a gastança com as três!!! rsrsrrs
    Muito legal vcs já irem criando nelas a consciência do que podem ou não comprar, pq papai e mamãe precisará trabalhar mais, para que não achem que dinheiro cai do céu.

    Muitos beijos para elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty temos que tentar educar as crianças desde cedo pois já pensou 3 meninas "pidonas" niguém merece, financeiramente inviável.

      Vou encher de beijos elas e vou dizer que quem mandou foi a tia Paty :)

      Tri-beijos Desirée

      Excluir

Deixe seus comentários, adoramos recebê-los.

Caso queria entrar trocar uma idéia meu e-mail : desireetapajos@yahoo.com.br

Tri-beijos Desirée, André. Mariana, Rafaela e Andressa